domingo, 15 de dezembro de 2013

Mais do que o milhão

Ricardo Maurício tem o estilo de pilotagem muito parecido com o de Jenson Button, onde a inteligência e a regularidade são as principais características. Para quem não lembra, Ricardinho foi piloto da Red Bull nos primórdios do programa de jovens pilotos da marca e pela equipe de Helmut Marko, participou da F3000 ao lado do também brasileiro Enrique Bernoldi. Maurício chegou a testar na F1, mas nunca chegou ao seu sonho e como está se tornando comum, retornou ao Brasil através da Stock Car.

E hoje Maurício entrou para a história do automobilismo brasileiro ao conquistar o bicampeonato da Stock Car numa corrida eletrizante em seu final. Brigando ainda com Thiago Camilo, Daniel Serra e correndo por fora Cacá Bueno, Ricardinho precisava apenas vencer para conquistar seu segundo título, mesmo estando em terceiro lugar no campeonato. Lembrando que a última prova do ano tem a polêmica pontuação dobrada. Assim como ocorre na F1, a Stock sofre com os pneus Pirelli e seu desgaste, causando um prova modorrenta até o quarto final, onde os pilotos apenas esperavam para atacar no final. Nisso, um dos postulantes ao título estava fora quando o acelerador de Daniel Serra travou e ele bateu.

Após os pit-stops (forçados pelo regulamento), Ricardo Zonta liderava à prova, seguido por Allan Khodair, Camilo e Maurício. Pensando apenas no um milhão que a prova em Interlagos daria ao vencedor, os dois primeiros brigavam sem muita responsabilidade, enquanto Camilo e Maurício observavam de perto. Então, o lado passional de Thiago Camilo aflorou e praticamente entregou o título a Ricardo Maurício. Mesmo tendo poucos botões de ultrapassagem, Thiago os utilizou para assumir a liderança da corrida, mas sua jogada mostrou-se precoce e deu tempo para que os líderes se recuperassem. Quando viu o carro amarelo 90 no seu retrovisor, Camilo se desesperou e desandou a cometer erros que o fizeram cair para quinto, posição essa que daria o título para o segundo colocado Maurício. Mesmo fortemente atacado por Cacá Bueno no final, Ricardinho ainda tinha um botão de ultrapassagem para chegar em segundo e faturar seu segundo título, enquanto Ricardo Zonta faturava o milhão.

Foi uma vitória da inteligência contra a força bruta, até mesmo pelo porte físico de ambos os pilotos. A corrida só não deu mais sono no seu início pelo tensão de uma disputa de campeonato, enquanto o diretor de prova estava mais preocupado em mostrar as câmeras on-board e com isso fazia cortes absurdos, estragando quem acompanhava a corrida. Thiago Camilo vai para sua décima temporada na Stock sempre nadando, nadando e morrendo na praia. Cacá Bueno, vindo de um fim de semana complicado, quase se tornou um fator importante na disputa, demonstrando que é, nas própria palavras de Ricardo Maurício após a prova, o melhor piloto da Stock. Porém, o título ficou merecidamente nas mãos de Ricardo Maurício e sua inteligência e regularidade.

2 comentários:

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Perfeito. Nao há o que acrescentar em ótimo texto como raros os sao na imprensa regular e especializada. Ja torci muito contra caca no inicio da carreira...e a favor de Tiago . Ja Maurício acompanho desde o inicio também. Torço sempre pelo que eh merecidamente melor, independente de qualquer coisa. Que vença a competência...sempre. Caca era muito antipático até mesmo dentro das pistas. Venceu muito pela incompetência alheia do que sua extraordinária tocada. Ms....o tempo passou e ele foi se aprimorando...e sem duvida nenhuma realmente eh o melhor piloto hoje. O Alonso da nossa stock.
Possui em dose elevadíssima o fator de resposta a imprevisibilidade e adversidade em uma corrida. E isso se mostrou hoje...após um gaga Reginaldo leme ja desfazendo das condições do piloto na corrida, quando eis que. "morto" ressurge das cinzas. ..e por pouco nao vence a corrida. O comentarista esquecera a frase do terceiro maior de todos os tempos, pra mim, Fangio. Dizia este... Carreras sao carreiras. Má corrida so acaba na bandeirada.

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Perfeito. Nao há o que acrescentar em ótimo texto como raros os sao na imprensa regular e especializada. Ja torci muito contra caca no inicio da carreira...e a favor de Tiago . Ja Maurício acompanho desde o inicio também. Torço sempre pelo que eh merecidamente melor, independente de qualquer coisa. Que vença a competência...sempre. Caca era muito antipático até mesmo dentro das pistas. Venceu muito pela incompetência alheia do que sua extraordinária tocada. Ms....o tempo passou e ele foi se aprimorando...e sem duvida nenhuma realmente eh o melhor piloto hoje. O Alonso da nossa stock.
Possui em dose elevadíssima o fator de resposta a imprevisibilidade e adversidade em uma corrida. E isso se mostrou hoje...após um gaga Reginaldo leme ja desfazendo das condições do piloto na corrida, quando eis que. "morto" ressurge das cinzas. ..e por pouco nao vence a corrida. O comentarista esquecera a frase do terceiro maior de todos os tempos, pra mim, Fangio. Dizia este... Carreras sao carreiras. Má corrida so acaba na bandeirada.