quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Liga da negação

Estava assistindo agora há pouco um documentário bastante interessante e elucidativo chamado 'Liga da Negação'. Para quem não sabe, além de esporte a motor e futebol, também acompanho e curto bastante o futebol americano, para mim, o esporte coletivo onde a estratégia é parte mais significante de um jogo, onde uma escolha certa ou errada pode definir uma partida, além do jogo ser tão centrado no Quarterback, que um atleta bom ou nem tanto dessa posição realmente pode fazer a diferença. Claro que que trata de um esporte violento, mesmo com tanto QI sendo gasto para vencer uma partida. Imagine você ser atingido por uma montanha de músculos de 140 kg. Deve doer bastante...

O documentário retrata um problema que a NFL está lidando com as concussões que acontecem durante um jogo, um campeonato e numa carreira dos seus atletas. Problemas crônicos no cérebro fizeram com que alguns ex-atletas da NFL tivessem aposentadorias problemáticas e mortes mais cedo do que o comum. Isso o documentário fala com exatidão e contra fatos, não há muitos argumentos, apesar de que esteroides, drogas e álcool seja bem corriqueiro na vida dos jogadores da NFL.

Porém, este não é cerne da questão. Poucos dias atrás, apareceu uma pesquisa mostrando que a ESPN lidera as tardes e noites de domingo em canais fechados muito por causa de sua vasta transmissão da NFL. Será coincidência este documentário ter passado no SporTV, braço esportivo da Globo e principal rival da ESPN? Não acredito. Mesmo o futebol americano ser um esporte violento e não há como negar isso, a Globo e a própria SporTV transmite um esporte tão ou mais violento com grande destaque: o MMA. Mesmo a imagem da perna deformada de Anderson Silva ser impressionante, será que esses mesmos problemas que estão acometendo os ex-atletas da NFL não podem atingir essas mesmas estrelas do MMA?

Um tackle bem dado na NFL não teria um efeito bem parecido com os socos levados na cabeça pelos gladiadores do MMA? No final do documentário, especialistas falaram que o 'futebol americano é um esporte de risco' e 'não recomendaria ninguém praticar'. Será que foi bonito para a Globo mostrar o replay de Anderson Silva quebrando a perna? Será que Anderson terá uma vida normal após esse trauma? Será que o SporTV passará um documentário sobre os efeitos de anos de lutas e pancadas na cabeça dos lutadores do 'queridinho da grade' MMA? Acho que a resposta é uma grande negação.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Que bom saber que alguém mais gosta do football... eu sou torcedor ferrenho dos 49ers.

Agora, eu discordo quanto a ser violento.
Não é.
É bruto, viril, mas não violento.
Machucar o adversário não é requisito para ganhar o jogo.

Violência é o que vemos nas rinhas de galo humanas e o que acontece do lado de fora das quatro linhas do futebol de bola redonda: o futebol de quadrupedes.

João Carlos Viana disse...

Ei Groo, pois torcemos juntos, pois sou 49ers desde, literalmente, criancinha!
Go Copernick!