terça-feira, 28 de janeiro de 2014

RB10

Se tem uma equipe que tem muito a perder, como falou semana passada o Ico em seu blog, essa é a Red Bull. Se as regras fossem as mesmas dos últimos cinco anos, a equipe capitaneado por Christian Horner seria favorita destacada para esta temporada, mas a F1 não gosta muito de eras de dominância e por isso tudo mudou para tentar dar mais emoção ao campeonato, que no ano passado foi dominado de forma avassaladora por Sebastian Vettel e pelo RB9, principalmente no segundo semestre. Pessimista com relação a aparência do novo carro, Newey desenhou provavelmente o carro menos feio do ano, com um bico discreto e que bem poderia ser seguido pelos demais. Ficou bem parecido com os dos carro de F3 de dez anos atrás.

Mesmo sendo tetracampeão, algumas pessoas ainda duvidam da capacidade de Sebastian Vettel. Provavelmente essas mesmas pessoas sonham que Vettel faça o mesmo que o seu compatriota Schumacher, que saiu da ajustada Benetton para a capenga Ferrari, transformando uma equipe problemática em uma equipe devoradora de títulos, com a ajuda das pessoas certas nos locais certos. Porém, Vettel já provou que tem todas as credenciais de um piloto histórico da F1, vencendo campeonatos fáceis e difíceis, administrando ou correndo atrás no campeonato, fazendo belíssimas provas de recuperação, ou simplesmente fazendo suas corridas com marca registrada, vencendo quase que de ponta a ponta. Vettel é um dos grandes da história e quem não vê isso, não quer enxergar o óbvio. Para tentar fazer frente a Vettel, a Red Bull tem agora Daniel Ricciardo, fruto do programa de jovens pilotos da Red Bull, da onde veio Vettel. Porém, Ricciado nunca mostrou um algo mais em seus tempos de Toro Rosso, mesmo tendo sido consistente nas provas, rápido nas classificações e inteligente no que diz respeito a estratégia de corrida. Se será capaz de deter Vettel? É só Ricciardo fazer um DDI para seu compatriota Webber e perguntar como é conviver com o alemão...

Mesmo com um carro totalmente novo, a Red Bull surge com pinta de favorita par 2014. Não como favorita absoluta, até por que para quem não lembra, a Red Bull já havia construído um grande carro em 2009, mas pecou na confiabilidade. Em 2010, ano do primeiro título, as coisas só complicaram por abandonos de seus pilotos em algumas provas e somente em 2011 o problema da confiabilidade foi parcialmente acertado, principalmente no carro de Vettel. E não o de Webber. Como a confiabilidade desses novos carros será essencial, é bom que Newey e cia tenham em mente que antes de chegar em primeiro, primeiro tem que chegar. E logo!  

2 comentários:

Vinicius disse...

Creio que Ricciardo fará um bom campeonato,não vai superar Vettel,até porque sabe que veio lá pra ser segundo piloto,sem chiar ou fazer biquinho,e muito menos criar um clima belicoso e pesado e jogar Vettel e a Red Bull contra a mídia e a opinião publica,visando ganhar benefícios pra si próprio,como Webber costumava fazer,e se bobear e se comportar direitinho,Ricciardo pode até mesmo ganhar suas primeiras corridas.

Basta ser um segundo piloto muito obediente e leal.

E acredito que sem Webber pra rachar e implodir tudo lá, o ambiente na Red Bull deverá ser muito bom.

Ron Groo disse...

E pensar que o Adrian tinha dito que o carro não ficaria bonito.
Ele devia estar falando dos outros times.