domingo, 30 de março de 2014

A força dos grandes

Quando Takuma Sato conseguiu a pole no seu carro da Foyt em Saint-Petersburg, etapa de abertura da Indy, todos esperavam por uma Indy mais equilibrada, onde as demais equipes fora do trio Penske-Ganassi-Andretti conseguissem arregaçar as mangas e também brigar por vitórias. Sato ainda sustentou a primeira posição por várias voltas, mas quando a estrutura de uma equipe foi necessária (pit-stops rápidos e na hora certa), Sato e a Foyt sucumbiram a força das grandes e Will Power começou essa temporada da melhor forma possível e tentará, pela quarta vez, conquistar o seu sonhado e perseguido título.

A etapa na Flórida teve poucas bandeiras amarelas e foi amplamente dominada pela Penske. Mesmo largando na primeira fila, Tony Kanaan nunca pareceu ter condições de lutar pelas primeiras posições e ainda no começo da prova foi perdendo posições. O desempenho nos treinos livres do baiano indicavam isso, demonstrando que seu segundo tempo mais rápido na classificação foi fruto do talento de Tony. Helio Castroneves fazia o contrário. Largando em décimo, o paulista ia escalando o pelotão até aparecer em quarto, atrás de Sato, Hunter-Reay e Power. E foi então que começou o show da Penske, trazendo seus pilotos para os pits na hora correta e sendo muito rápidos. Quando Power ultrapassou Sato de forma feroz, o australiano não teve mais sua vitória contestada, vencendo com boa diferença e iniciando 2014 no mesmo ritmo do final de 2013, quando saiu da 11º posição na classificação de pilotos para quarto com três vitórias em cinco corridas. Castroneves estava em segundo até a primeira bandeira amarela, mas já na relargada, que foi abortada por um acidente ainda na reta de largada, Ryan Hunter-Reay dava indícios que daria o bote e foi o que aconteceu na relargada que valeu, valendo ao americano o segundo lugar e salvando o dia da Andretti.

Os demais pilotos da Andretti tiveram um dia para esquecer e sequer ficaram no top-15, incluindo James Hinchcliffe, vencedor do ano passado e penúltimo colocado a receber a bandeirada hoje. Ainda no quesito decepções, se Power e Castroneves ficaram no pódio ao final da prova em St.Pet, Juan Pablo Montoya fez uma corrida medíocre, fechando a prova em 15º e tomando ultrapassagens a rodo, incluindo uma dupla no final da reta dos boxes do novato Jake Hawksworth e de Marco Andretti. Com Kanaan largando em segundo e Dixon em quarto, a Ganassi esperava brigar pela vitória com sua estreia com os motores Honda, mas o máximo que conseguiu foi que Dixon chegasse na mesma posição que largou, enquanto Kanaan foi sexto, tendo Sato no seu encalço.

E a Indy continua com as mesmas equipes e os mesmos pilotos dominando o campeonato. Power tentará realizar o sonho de ser campeão, o mesmo fazendo Castroneves, além de tirarem a Penske de um jejum que já dura sete anos. Muito para os altos padrões de Roger Penske. A Ganassi não começou tão bem, mas o filme foi o mesmo em 2013 e o final todos conhecemos, enquanto a Andretti continua se esmerando na boa pilotagem de Hunter-Reay. Resumindo, mais do mesmo.

Nenhum comentário: