quinta-feira, 20 de março de 2014

Agora é a vez de Márquez

Uma semana após a estreia da F1 na Austrália, a MotoGP e suas duas categorias de base irão iniciar mais uma temporada em Losail no Catar tendo Marc Márquez como grande estrela. Após entrar para a história como o mais jovem a vencer o Mundial de MotoGP (incluindo a antiga 500cc), Márquez não será mais o garoto simpático com aparência frágil que derrotou um fortíssimo Jorge Lorenzo. Agora, Márquez será o piloto a ser batido e com um ano de experiência e conhecendo todas as pistas, o espanhol da Honda tende a melhorar nesta temporada, mas também aumentará a pressão para defender seu título.

Porém, uma perna quebrada num teste em uma pista de dirt-track pode atrapalhar Márquez nesse inicio de ano, pois o espanhol não treinou em dois terços da pré-temporada. Isso soa como música para Jorge Lorenzo, que teve exibições de gala em 2013, mas foi atrapalhado por dois sérios acidentes que o fez garantir admiração de muita gente quando correu apenas 30h após ser operado na clavícula direita. Como provavelmente Márquez não terá ritmo de corrida no Catar, Lorenzo pode se sobressair e iniciar bem sua caça ao terceiro título na MotoGP. Andando no mesmo nível de Márquez e Lorenzo, está Daniel Pedrosa e sua eterna busca pelo título mundial da MotoGP. Dani já se machucou inúmeras vezes tentando ser campeão, mas a realidade é que Pedrosa parece não ter a estrela de campeão e o espanhol, com o físico mais frágil que os seus rivais, não consegue se sobressair em disputas mano a mano, especialmente com Lorenzo, no qual foi derrotado inúmeras vezes nesse tipo de disputa. Com o final do seu contrato este ano, com nove temporadas nas costas dentro da equipe Honda, onde viu três companheiros de equipe se tornarem campeões, Pedrosa terá, mais uma vez, a pressão de ser campeão ou ficar na história do sempre 'quase'.

Valentino Rossi poderá protagonizar a maior história da temporada. O italiano não conseguiu acompanhar os espanhóis em 2013 e na base do desespero, dispensou Jeremy Burgess, engenheiro multi-campeão com ele e outras lendas, como Doohan e Gardner. Rossi já conta com 35 anos e seu contrato terminará este ano. Na pré-temporada, Valentino deu indícios de que está mais próximo do trio dominante espanhol, mas Rossi quer o título para, provavelmente, se aposentar por cima, com um oitavo campeonato na MotoGP, o que o faria entrar na história dos gigantes do esporte.

As demais equipes lutam com um regulamento confuso, que praticamente divide a MotoGP em duas, mas mesmo com Aleix Espargaró andando forte com sua Yamaha de produção e a Ducati preferindo utilizar a regra das motos de produção, dificilmente o título sairá das mãos dos quatro principais pilotos de fábrica da Honda e Yamaha. Márquez terá seu grande desafio em defender seu surpreendente título, mas terá Lorenzo cada vez mais forte, Pedrosa querendo se confirmar e Rossi querendo fazer história nesse seu capítulo final de uma longa e gloriosa carreira. Se 2013 foi um ano histórico com corridas de altíssimo nível e um campeonato emocionante e com algumas reviravoltas, 2014 poderá não ficar muito atrás.

Nenhum comentário: