sábado, 29 de março de 2014

Caos pluviométrico

Como bem destacou o Luís Roberto na transmissão da Globo, já fazem quinze anos que a prova de F1 em Sepang é realizada e o pessoal da FOM insiste em colocar os treinos e corridas no final da tarde em Kuala Lumpur, onde dilúvios quase diários ocorrem... no final da tarde. Então, ninguém pode reclamar de atraso e correr na chuva. Porém, essa situação traz emoções diferentes e só assim a Mercedes não deu um banho na concorrência, mesmo ficando com a pole. O terceiro treino livre, no seco, viu os carros prateados colocando 1s em todo mundo. No molhado, onde o braço pode fazer alguma diferença, Sebastian Vettel colocou seu Red Bull entre os dois carros da Mercedes, mas sua cara após o treino indica que só um milagre (pluviométrico) pode dar uma vitória para Sebastian, pois em condições normais, e até mesmo com chuva, a Mercedes é a grande favorita amanhã.

A chuva foi a grande protagonista do treino oficial de hoje, com vários atrasos e duas bandeiras vermelhas causando um verdadeiro caos. Porém, mesmo no caos, a Mercedes mostrou seu equilíbrio e liderou todas as sessões com Lewis Hamilton, mostrando toda a sua habilidade, enquanto Rosberg parecia sofrer um pouco mais, mas ainda assim acompanhando o companheiro de equipe. As demais equipes, algumas vezes 2s atrás dos carros prateados, corriam atrás dos melhores lugares possíveis e com a chuva, surpresas poderiam acontecer, como foi o caso de Romain Grosjean em seu sofrível Lotus indo para o Q2, enquanto Adrian Sutil, notório bom piloto na chuva, ficou pelo caminho no Q1, demonstrando que a Sauber novamente começa mal uma temporada. O Q2 viu Alonso cometer um erro quando estava montado com pneus intermediários ao bater em Kvyat, mas a Ferrari mostrou sua grandiosa eficiência ao praticamente trocar a suspensão dianteira esquerda do carro do espanhol e ainda fazer Alonso ir para o Q3. Muitos ainda apontam para problemas no carro da Williams em piso molhado, mas se esquecem da famosa deficiência de Massa na chuva e juntando tudo isso, mais uma vez o brasileiro ficou abaixo das expectativas.

Com a chuva apertando, o Q3 foi decidido no começo e Vettel mostrou sua magia ao ficar menos de um décimo de Hamilton, enquanto Rosberg levou mais de meio segundo de Lewis, mas se serve de consolo, Nico também largou na segunda fila em Melbourne e dominou a prova australiana. Com batida e tudo Alonso fecha a segunda fila, derrotando Kimi (6º) de forma mais apertada, enquanto Ricciardo ficava mais de 1s atrás do seu notório companheiro de equipe. Um pelotão de elite formado por Mercedes, Ferrari e Red Bull se formou na Malásia, mas ninguém duvida que os prateados são os grandes favoritos amanhã e só mesmo outra chuva como a de hoje pode mostrar um resultado diferente do que uma vitória de Hamilton ou Rosberg.

Nenhum comentário: