domingo, 13 de abril de 2014

Impaciente

Ao ver seus dois carros no muro, favoritos absolutos à vitória e agora de fora da prova em Long Beach, Michael Andretti (nos seus tempos, um dos pilotos mais agressivos da Indy...) apenas balbuciou para a repórter: ele foi impaciente. Ele, no caso, é Ryan Hunter-Reay. O americano da Andretti, campeão em 2012, nunca foi um pilotos dos mais atirados, obtendo sucesso na base da regularidade e da paciência aliada a sua velocidade. Ryan vinha dominando amplamente a corrida em Long Beach depois de largar na pole, tendo como segundo colocado e escudeiro o companheiro de equipe James Hinchcliffe. Porém, na última rodada de paradas, o novato Josef Newgarden, da pequena equipe de Sarah Fischer, que vinha em terceiro lugar, deu uma volta a mais do que os pilotos da Andretti e retornou bem à frente de Hunter-Reay, mas bem mais lento por ainda estar com os pneus frios. A ultrapassagem era questão de tempo. Contudo o piloto da Andretti se precipitou e tentou a manobra num lugar estreito e iniciou um efeito dominó que destruiu a corrida da Andretti (Hunter-Reay e Hinchcliffe) e de mais quatro carros (Newgarden, Sato, Hawksworth e Kanaan).

Esse múltiplo acidente praticamente definiu a cara da prova, pois com os principais favoritos estatelados no muro, Scott Dixon tentava dar o pulo do gato numa estratégia diferente, mas o segundo colocado de então, Mike Conway, estava na estratégia 'certa' e tinha tudo para vencer. Dixon tentou economizar tudo e mais um pouco, segurando todo o pelotão num ritmo lento e chegando a bater em Justin Wilson numa disputa por posição, mas acabou tendo que fazer um splash-and-go faltando três voltas e entregou a Conway uma surpreendente vitória. O inglês já havia vencido esta prova em 2011, mas Conway não participa do campeonato inteiro pela sua aversão aos circuitos ovais e como Ed Carpenter tem uma predileção ao inverso de Conway, o inglês só corre em circuitos mistos, enquanto Carpenter corre nos ovais. Vencedor em Detroit no ano passado e agora em Long Beach, resta à equipe Carpenter alguém que seja a junção do próprio dono da equipe e Mike Conway para vencer o campeonato.

Quem se beneficiou com tudo isso foi Will Power, que chegou em segundo e lidera confortavelmente o campeonato, mas o australiano teve que fazer uma ótima corrida de recuperação ao largar em 16º e novamente se envolveu em confusões quando colocou o bom Simon Pagenaud para fora da pista numa manobra de ultrapassagem polêmica. Com Hunter-Reay abandonando e Castroneves, que chegou a ser atingido por Ryan no múltiplo acidente que marcou essa prova em Long Beach, ficando fora do top-10, Will começa 2014 com boas chances de espantar a sua zica e a forma como ele escapou do melê provocado por Hunter-Reay demonstra que ele está com sorte. O novato Carlos Muñoz salvou o dia da Andretti ao completar o pódio, logo à frente do seu compatriota Juan Pablo Montoya que, se não se destacou, ao menos fez uma prova mais decente do que em St-Petersburg. A Ganassi ainda não se encontrou e nenhum carro da equipe terminou no top-10, mas no ano passado o time do velho Chip começou da mesma forma e o final todos sabemos como foi.

Novamente a Indy mostrou uma corrida tumultuada num circuito de rua e um piloto de equipe pequena vencendo, mas o grande beneficiado acabou sendo mesmo Will Power. O que me chamou a atenção foi a comparação da corrida em Long Beach deste ano com a edição de vinte anos atrás. Instalei o Youtube no meu Playstation e ontem assisti a edição de 1994 da corrida de Long Beach vencida por Al Unser Jr. Foi uma prova cheia de incidentes, mas a principal diferença era que uma bandeira amarela não entrava por qualquer motivo. Apenas uma foi mostrada quando já havia carros demais pelo circuito. Na freada para a primeira curva, que era diferente da atual, vários carros bateram e ficaram por ali, mas era mandado um carro de serviço ao local e um comissário agitava com força uma bandeira amarela no local. E a corrida seguia... Hoje nem houve tantas bandeiras amarelas assim, mas se houve uma semelhança foi a quantidade de acidentes, marca registrada na charmosa corrida de Long Beach.

Um comentário:

Anônimo disse...

João Carlos,

Juan Pablo Montoya não se destacou?

Cito só a dupla ultrapassagem que ele fez em Power e Castroneves na mesma volta!!!!

Acho que você não assistiu o início da corrida...

Att,

Riggs.