domingo, 27 de abril de 2014

Listando recordes

Quem poderá parar Marc Márquez? Na terceira corrida do ano, com o espanhol da Repsol Honda conquistando 100% de aproveitamento tanto no grid como nas bandeiradas, está aparentemente difícil ver uma luz no fim do túnel para os rivais de Márquez nesta temporada. Mesmo largando mal, o jovem espanhol se livrou do pelotão e quando a prova seria decidida entre Márquez e Jorge Lorenzo, parecia que era o piloto da Honda o veterano esperando o erro do novato. E como o erro de Lorenzo não veio, Márquez passou Lorenzo com uma facilidade incrível para vencer pela terceira vez em 2014, igualando um recorde de nada mais, nada menos, de Giacomo Agostini, que no longínquo ano de 1971, também venceu as três primeiras corridas da categoria principal vindo da pole.

A nova pista argentina de Termas de Rio Hondo agradou bastante a todos e trouxe uma boa corrida para a MotoGP, com uma primeira volta espetacular e o favorito-mor Márquez apenas em sexto após uma má largada, com Lorenzo, que largou de forma correta e sem queimar, liderando a prova. Quando Márquez se livrou do pelotão, marcou logo a volta mais rápida da prova e se aproximou rapidamente de Lorenzo. A ultrapassagem parecia iminente, mas ela não veio. Márquez esperou um erro de Lorenzo, talvez ainda tendo em mente o bizarro erro de Jorge na largada em Austin, mas um piloto do naipe de Jorge Lorenzo não erra duas corridas seguidas. Então Márquez acelerou forte na reta oposta e numa ultrapassagem limpa na freada, assumiu a ponta da prova e imediatamente abriu vantagem sobre o Lorenzo, que resolveu largar com pneus médios, enquanto a maioria o fez com pneus duros. A queda de ritmo de Lorenzo era tanta que Pedrosa, que fazia uma corrida feijão-com-arroz, ainda teve tempo para assumir a segunda posição nas voltas finais e assegurar uma dobradinha para a Repsol Honda, determinando o domínio da marca japonesa.

Valentino Rossi chegou a sair da pista numa briga por posição, mas acabou por ficar em quarto, seu lugar cativo desde a chegada do trio-de-ferro espanhol. Mesmo aplaudido pela equipe, Rossi demonstrou uma certa resignação com sua situação, que deve ser bastante incômoda para um piloto nove vezes campeão mundial. 

Desta vez sem susto na última curva, Marc Márquez recebeu a bandeirada num tranquilo primeiro lugar, disparando na ponta do campeonato, partindo incólume rumo ao bicampeonato e listando recordes na história da MotoGP. 

Nenhum comentário: