domingo, 27 de abril de 2014

Recuperação

Após a presepada em Long Beach, Ryan Hunter-Reay se recuperou de forma magnífica ao vencer enfaticamente o prolongado Grande Prêmio de Alabama, em Barber. O piloto da Andretti largou em terceiro, mas foi o piloto mais rápido do dia e mostrando a força da equipe Andretti, agora recebendo todas as atenções da Honda, o sempre imprevisível Marco Andretti completou a dobradinha em segundo, com o ascendente Scott Dixon fechando o pódio, enquanto a Penske sofria com seus três pilotos tendo problemas.

A corrida foi atrasada por um temporal e como a chuva só deu trégua no final da tarde em Barber, só foi possível uma hora e quarenta minutos de corrida por causa da luz natural. Os pilotos largaram com pneus para chuva, mas na primeira rodada de paradas todos colocaram os pneus slick. O pole Will Power não ligou muito para a pista muito molhada e ficou na ponta da corrida e por lá ficou pelas quinze primeiras voltas até sair da pista e bater de raspão numa barreira de pneus. Líder do campeonato, Power teve muito sorte de não ter seu final de semana terminado ali. Quem se aproveitou disso foi Ryan Hunter-Reay, que largou em terceiro, mas logo na primeira volta deixou para trás seu companheiro de equipe James Hinchcliffe e ficou à sombra de Power até este sair da pista. A partir de então Hunter-Reay dominou a corrida, só não liderando quando fez suas paradas ou quando Sebastian Saavedra mudou sua estratégia e ponteou a corrida por algum tempo. Mesmo recebendo a bandeirada ao lado da bandeira amarela, Hunter-Reay garantiu a vitória de forma enfática e fez que seu erro quinze dias antes fosse esquecido, mas o melhor é que o campeão de 2012 mostra que é hoje um dos bons candidatos ao título da Indy este ano.

Para os saudosos, foi muito legal a forma como Juan Pablo Montoya se comportou hoje na pista molhada. Longe de suas atuações apagadas nas duas primeiras provas, Montoya mostrou a velha agressividade e foi galgando posições de forma emocionante, mas seu sangue latino prevaleceu e numa relargada acabou rodando sozinho enquanto brigava com Sebastian Bourdais, que parecia estar num dia de Pastor Maldonado ao estragar sua prova quando bateu na traseira de Mikhail Aleshin e foi punido. O russo, que vinha fazendo uma boa prova, se perdeu depois disso e provocou a última bandeira amarela do dia. Para completar o dia não muito bom da Penske, Helio Castroneves cometeu a presepada do dia quando errou seu pit e ficou parado no box de Justin Wilson, esperando que seus pneus fossem trocados... O tempo perdido nos boxes fez Castroneves, que brigava pelo top-5, cair para as últimas posições. A Ganassi teve corridas destacadas de recuperação, principalmente Tony Kanaan, que saiu de último (23º) para nono, enquanto Dixon não teve condições de lutar com os carros da Andretti, mas foi o melhor do resto e da Chevrolet ao garantir o terceiro lugar, logo à frente do excelente Simon Pagenaud, único que conseguiu chegar no top-5 nas três primeiras provas de 2014.

Mesmo com o erro quase lhe custou um abandono, Power saiu de Barber na ponta do campeonato, mas Ryan Hunter-Reay provou hoje que será um forte adversário, o mesmo acontecendo com Dixon, que mesmo sem condições de vitória, vai garantindo pontos essenciais. Será a velha briga Penske x Ganassi x Andretti de sempre.    

Nenhum comentário: