sábado, 19 de abril de 2014

Luto no esporte

Uma hora dessa, eu deveria estar nas cadeiras da Arena Castelão torcendo pro time reserva do Vozão na estreia da Serie B do Campeonato Brasileiro. Porém, uma notícia no final da tarde me abalou a ponto de ficar na frente da TV de forma praticamente ininterrupta até agora. Faleceu Luciano do Valle.

Nos últimos dois anos e meio vivi momentos de perdas pessoais muito importantes que me abalaram profundamente e por isso a morte de uma pessoa com o qual não convivia deveria emocionar menos. Ledo engano. Luciano do Valle marcou minha infância com o inesquecível Show do Esporte, começando pelo Campeonato Italiano e normalmente terminando na prova de Formula Indy. Sempre acompanhava junto ao meu pai. As primeiras 500 Milhas de Indianapolis que eu assisti foram na voz marcante de Luciano do Valle e sua torcida exasperada por Emerson Fittipaldi contra Mario Andretti, Rick Mears, Michael Andretti, Bobby Rahal (o 'professor' da Indy) e Al Unser Jr. Como meu pai odiava a Rede Globo, normalmente assistia Olimpíadas e Copas do Mundo pela Bandeirantes e com Luciano do Valle. Foi na Copa no ano em que nasci, mas a narração do gol de empate do mítico Brasil x Itália de 1982 é de arrepiar!

O tempo passou e estava claro que o Luciano do Valle sentia o peso dos cinquenta anos de carreira. Na Indy, se tornou folclórico o 'Bryan Riscoe', enquanto que no futebol a linha 'corintiana' da Bandeirantes me fez assistir cada vez menos o narrador que tanto me marcou e assisti quando criança e adolescente. O tempo é cruel e cada vez mais vemos pessoas, mesmo que de longe, indo embora. Ainda pipocam homenagens para Luciano do Valle e numa entrevista reprisada da ESPN Brasil, foi perguntado ao veterano narrador qual tinha sido o momento mais marcante de sua longa carreira. E Luciano do Valle escolheu a chegada das 500 Milhas de Indianápolis de 1989.
  
Vá com Deus, Luciano do Valle!

Nenhum comentário: