domingo, 28 de setembro de 2014

Derrubado pela confiança

Por duas curvas, Marc Márquez não venceu em Aragón. Por duas míseras curvas, o espanhol da Repsol Honda não fez o que era lógico no final da corrida em sua casa: parar para trocar a sua moto por causa da chuva. Porém, o confiante Márquez preferiu arriscar e ficar na pista molhada com os pneus slicks, já que o segundo colocado Jorge Lorenzo tinha acabado de entrar nos boxes para trocar sua Yamaha acertada para o seco para uma Yamaha acertada para o molhado. Se tivesse continuado naquela volta, talvez Lorenzo tivesse destino o mesmo destino de Márquez. Na segunda curva da antepenúltima volta, Márquez perdeu o controle de sua Honda e caiu, estragando o sonho de vencer em casa, além de entregar de mão beijada a primeira vitória de Lorenzo em 2014.

Quando a pista estava seca, mesmo com o tempo nublado indicando uma chuva iminente, a disputa pela liderança entre Márquez, Lorenzo e Pedrosa foi empolgante, mesmo com Márquez parecer ainda ter uma pequena reserva e puder disparar a qualquer momento. À essa altura, o quarteto fantástico tinha se transformado em trio quando Valentino Rossi sofreu uma queda espetacular e inicialmente preocupante, com o italiano pegando a zebra molhada e capotar até próximo do guard-rail. A imagem mostrou um Rossi sentindo dores no braço esquerdo, mas quando ele pareceu mover sem problemas os dois braços logo depois na maca, a preocupação passou a ser a disputa pela ponta. Lorenzo e Márquez chegaram a trocar de posições na ponta, mas quando o piloto da Honda reassumiu a liderança e começava a disparar, a esperada chuva começou a cair em Aragón. Primeiro uma garoa, que logo se transformou em chuva ele e depois em chuva forte. Márquez tirou a mão e deixou Lorenzo passar, que logo em seguida diminuiu ainda mais seu ritmo para deixar o compatriota passar. Sem ninguém querendo ficar na ponta, pois seria o primeiro a enfrentar uma pista mais molhada, dependendo do local onde estivesse chovendo mais forte, Daniel Pedrosa também assumiu a liderança.

Os dois pilotos da Honda já destacavam na frente quando os primeiros pilotos foram aos pits trocarem de moto. Importante para o final da corrida, o primeiro a fazê-lo foi Aleix Espargaró. Faltando poucas voltas, os líderes resolveram ficar na pista, o que acabou sendo um grave erro de avaliação para os pilotos da Honda, principalmente para Márquez, que uma volta antes de sua queda, viu Pedrosa cair praticamente no meio da reta, quando acionou o freio para a primeira curva. Usando sua experiência de mais de cem GPs, Lorenzo parou na volta certa e conseguiu sua primeira vitória em 2014, além de entrar para a história como o vencedor da corrida número 800 da principal categoria do Mundial de Motovelocidade. Aleix Espargaró ganhou sua aposta de ser o primeiro a parar para trocar de moto e conseguiu um inédito pódio para ele e para uma moto da classe aberta, o que garantiu muita emoção para a equipe Forward. Em terceiro, mais surpresa. Com a queda de Dovoziozo, que no momento em que a chuva apertou, já estava próximo do terceiro colocado Lorenzo, o demitido Cal Cruthlow, numa temporada esquecível com a Ducati, usou sua experiência em piso molhado e chegou em terceiro, cruzando a bandeirada se esfregando em Espargaró. Porém, sua recepção pela equipe Ducati, no qual Cruthlow criticou não faz muito tempo, foi bem mais fria do que no caso do espanhol da Forward.

Mesmo com o revés, que lhe garantiu apenas um décimo terceiro lugar, Marc Márquez ainda saiu lucrando de Aragón, pois aumentou em um ponto sua vantagem sobre Pedrosa e pode garantir o campeonato em Motegi, casa da Honda, próxima etapa do Mundial. Foi uma corrida maluca, onde a experiência de Lorenzo prevaleceu sobre a confiança de Márquez.

Nenhum comentário: