domingo, 14 de setembro de 2014

Vitória do tamanho de Valentino

Misano fica à poucos quilômetros de Tavullia, cidade natal de Valentino Rossi. Muito provavelmente Valentino deu suas primeiras aceleradas num circuito de verdade em Misano. Mesmo com seus histórico de tragédias, Misano tem um lugar especial dentro do cuore de Valentino Rossi e desde os treinos livres o italiano da Yamaha pareceu andar mais do que a sua moto no quintal de casa. Sempre andando entre os ponteiros, Rossi conseguiu pela primeira vez no um lugar na primeira fila em 2014 e demonstrando um desejo digno de um piloto que começou agora no motociclismo, Rossi venceu em Misano na frente dos seus ensandecidos fãs.

Com Jorge Lorenzo na pole e o espanhol sendo o melhor largador do pelotão, não foi surpresa ver o representante da Yamaha na ponta na saída da apertada primeira chicane. Rossi provou ali também que seu objetivo era a vitória ao pular para segundo, enquanto Márquez, vendo a necessidade de largar bem para tentar vencer, não repetiu suas largadas apagadas e pulou para terceiro. Imediatamente a corrida tinha seus três protagonistas destacados na frente, cada um querendo a vitória por um motivo diferente. Lorenzo queria acabar com seu jejum pessoal. Rossi queria ganhar em casa e mostrar que ainda era o mesmo piloto vencedor de dez anos atrás. Márquez queria continuar dominando. O trio fez um início de prova frenético, mas a forma como Rossi se defendeu de Márquez e depois atacou Lorenzo indicava que a vitória dificilmente não seria do italiano, que ficou ainda mais aparente com o pequeno erro de Márquez, ainda na primeira metade da corrida, que fez o espanhol cair devagarinho, mas como sua Honda demorou a pegar, tirou o líder do campeonato de qualquer chance de algo maior na corrida em Misano.

Com Rossi já tendo 2s de vantagem sobre Lorenzo, o italiano pôde apenas administrar sua vitória até a bandeirada e comemorar de forma apoteótica sua vitória, a primeira em 2014 e também a primeira na frente dos seus fãs desde 2009. Lorenzo, até o ano passado a referência da Yamaha, viu mais uma vez Valentino Rossi sobressair-se e mesmo bem mais novo do que o italiano, enxerga Rossi cada vez mais líder da equipe Yamaha. Daniel Pedrosa fez outra corrida sem-vergonha. Após uma má largada, o espanhol chegou ao terceiro lugar com a queda do seu companheiro de equipe e passou o resto da tarde segurando os ataques de Andrea Doviziozo, que tentava um pódio para a Ducati em casa, mas acabou mesmo em quarto, enquanto Pedrosa ficou mesmo em terceiro, diminuindo bastante sua desvantagem para Márquez, que ainda marcou um pontinho com a queda na última volta de Aleix Espargaró.

Valentino Rossi conseguiu apenas sua segunda vitória em quatro anos e mesmo ficando apenas um ponto atrás de Pedrosa no campeonato, ainda é terceiro no campeonato e dificilmente impedirá o bicampeonato de Marc Márquez. Porém, sua vitória hoje em Misano tem um valor maior do que muitas de suas vitórias em seu auge, pois Rossi mostrou que aos 35 anos de idade, ainda é capaz de vencer e derrotar pilotos de outras gerações. Uma vitória gigante de um gigante! 

Um comentário:

Ron Groo disse...

Pois é... quem é rei nunca perde a majestade.
Este cara é muito foda.