terça-feira, 25 de setembro de 2007

História: 25 anos do título de Keke Rosberg

Num campeonato em que a emoção, a polêmica e a tragédia tiveram pitadas iguais durante o ano, a temporada de 1982 se encerraria sobre as luzes de Las Vegas, onde o campeonato de F1 se decidiria pela segunda vez consecutiva no estacionamento do hotel Ceasar's Palace, no deserto de Nevada. Após a corrida em Monza, Keke Rosberg ou John Watson seria o campeão de um ano turbulento que marcou a história da F1, mas a decisão poderia ir para os tribunais, afinal, a desclassificação de Rosberg no Grande Prêmio do Brasil ainda não tinha sido engolida pela Williams e dependendo dos resultados, a equipe de Frank Williams apelaria do resultado em Jacarepaguá. Porém, o finlandês tinha nove pontos de vantagem sobre Watson e tudo o que o irlandês piloto da McLaren poderia fazer era vencer a corrida e esperar que Rosberg não fosse quinto na corrida .

Após a belíssima exibição em Monza, onde marcou sua última pole, Mario Andretti estava confirmado na Ferrari para sua despedida da F1 em casa. As curvas apertadas e as retas curtas favoreciam os carros aspirados e isso poderia ajudar tanto Rosberg como Watson, contudo, quem apareceu muito bem no primeiro dia de treinos foi a Tyrrell de Michele Alboreto e a Ligier de Eddie Cheever, já contratado pela Renault. No entanto, os Renaults turbo de Alain Prost e René Arnoux voltaram a se impor na segunda Classificação e mais uma vez a primeira fila seria toda da equipe francesa, com Prost superando mais uma vez Arnoux, que estava de malas prontas para a Ferrari em 1983. Os pilotos que batalhavam pelo título não brigaram pela pole, com Rosberg em sexto e Watson em nono, separados pelas Ferraris de Andretti e Tambay.

Grid:
1) Prost(Renault) - 1:16.356
2) Arnoux(Renault) - 1:16.786
3) Alboreto(Tyrrell) - 1:17.646
4) Cheever(Ligier) - 1:17.683
5) Patrese(Brabham) - 1:17.772
6) Rosberg(Williams) - 1:17.886
7) Andretti(Ferrari) - 1:17.921
8) Tambay(Ferrari) - 1:17.958
9) Watson(McLaren) - 1:17.986
10) Warwick(Toleman) - 1:18.012

Não era raro na F1 que algumas corridas fossem realizadas no sábado e a etapa decisiva de Las Vegas não seria diferente. E o sábado amanheceu animado com o anúncio da transferência de Jacques Laffite para a Williams e mais um abandono antes mesmo da largada de Patrick Tambay, com seu problema no pescoço ainda não totalmente curado, assim, Mario Andretti faria as honras da casa de Maranello na tentativa da Scuderia de se tornar campeã, ao menos, do Mundial de Construtores.

Na largada Prost se manteve à frente de Arnoux, enquanto a briga na segunda fila entre Alboreto e Cheever se mostrou forte, com o italiano colocando o piloto de casa para fora da pista de forma clamorosa. Após um toque de rodas entre ambos, Cheever passou a ter fortes vibrações em seu Ligier, mas o americano perdeu apenas a quarta posição para Patrese, enquanto Alboreto permanecia em terceiro atrás das Renaults. Logo na segunda volta Arnoux deixa Prost para trás e os dois carros da Renault disparam à frente de Alboreto.

Na briga pelo campeonato, Rosberg começa a sentir a taça em suas mãos com a péssima largada de Watson, que caíra para décimo segundo após a primeira volta. Porém, o piloto da McLaren teve uma temporada marcada por grandes recuperações e numa grande necessidade como em Las Vegas, Watson partiu para cima de quem via pela frente. Seu primeiro obstáculo era a Ligier de Laffite e Watson deixou o veterano francês para trás na volta quatro e nas duas voltas seguintes ultrapassou Derek Daly e Derek Warwick. A Williams tinha instruído Daly para seguir Watson de perto e assim o inglês fez.

Após dez voltas muito rápidas da equipe Renault, Arnoux perde rendimento e Alboreto começa a marcar tempos de volta iguais aos dos líderes. Na volta 15 Prost ultrapassa Arnoux, mas a corrida do segundo piloto da Renault termina na volta 21 com problemas de motor. Essa foi a última corrida de René Arnoux na Renault. Mais atrás, Watson continuava sua escalada e na volta 12 ultrapassou Nelson Piquet e partia para cima do seu principal rival pelo título Rosberg. Como era de se esperar, Rosberg não se importa em ceder a sétima posição para Watson na volta 15. Então Watson ultrapassa Andretti e Cheever em duas voltas consecutivas e com o abandono do terceiro colocado Patrese, Watson se via num impressionante terceiro lugar em apenas dezoito voltas!

Mas a vida de Watson não era nada fácil, pois sua desvantagem para a Tyrrell do segundo colocado Alboreto era de mastodônticos 32s! Mario Andretti tem problemas na suspensão traseira de sua Ferrari e abandona sua última corrida na volta 27. Quem se aproveita disso é Keke Rosberg, que já ocupa a suficiente quinta posição que lhe daria o título daquele ano. Com o abandono de Piquet, Rosberg teria seu companheiro de equipe Derek Daly como escudo para eventuais contra-tempos e tudo que Rosberg precisa fazer é levar o carro até o fim.

De forma surpreendente, Alboreto começa a se aproximar de Prost em seu poderoso Renault turbo, enquanto Watson se aproximava dos dois! A corrida fica eletrizante, pois Alboreto começa a atacar Prost na luta pela primeira posição e não podia perder muito tempo por causa da perigosa aproximação de Watson. Na volta 52 Alboreto consegue a ultrapassagem e pela primeira vez na carreira liderava uma corrida de F1! Prost começa a ter problemas nos seus pneus, que tinham vários detritos colados, e causava grande vibração em seu Renault. Quatro voltas depois Watson ultrapassou Prost, mas o irlandês estava com os mesmos problemas do francês e não pôde se aproximar de Alboreto.

Quando chegou à Las Vegas, Alboreto não estava sequer entre os dez primeiros do campeonato e a tradicional equipe Tyrrell não vencia desde 1978, porém, o italiano não foi mais ameaçado durante a corrida e conquistou sua primeira vitória na F1 com incríveis 27s sobre o vice-campeão Watson. Para delírio da torcida americana Eddie Cheever conseguiu ultrapassar Prost nas voltas finais e ficou no degrau mais baixo do pódio. Mesmo se arrastando na pista, Prost ainda foi capaz de ficar na frente do campeão do ano: Keke Rosberg. Com um quinto lugar na corrida final, uma única vitória e cinco pódios durante o ano, Keke Rosberg garantiu seu primeiro e único título Mundial de F1. E também era o primeiro título da Escandinávia! Mesmo decidindo dois campeonato consecutivos, Las Vegas não faria mais parte do calendário da F1, enquanto Diana Ross dava um toque de elegância no pódio distribuindo beijos nos pilotos - inclusive uma bitoca no vencedor Alboreto - e o público aclamava o campeão Rosberg. Keke Rosberg não é muito lembrado como um piloto excepcional e seu título é até hoje muito contestado no meio da F1, mas não resta dúvidas de que o sueco naturalizado finlandês foi um dos grandes pilotos dos anos 80.

Chegada:
1) Alboreto
2) Watson
3) Cheever
4) Prost
5) Rosberg
6) Daly

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