sábado, 15 de setembro de 2007

Uma pena... (II)


Após terminar a tarde feliz pela goleada do meu Ceará fora de casa, acabo de receber a péssima notícia da morte de Colin McRae. Vida de torcedor do Ceará é fogo! Quando ganha uma, recebe uma notícia dessa... McRae era o típico piloto que não tinha grandes resultados(apenas um título mundial no longuínquo ano de 1995), mas o carisma e a forma de pilotar o fez um dos pilotos mais queridos e espetaculares da história do Mundial de Rally.

McRae começou sua carreira na equipe Subaru e se tornou o piloto mais jovem a se tornar campeão mundial com apenas 25 anos de idade. McRae brigou cabeça a cabeça com o tetracampeão Tommi Makkinen pelo recorde de vitórias no final dos ano 90, mas sua escolha de andar pela Ford a partir de 1998 com o intuito de desenvolver o modelo Focus o impediu de brigar mais vezes pelo título. Após ser demitido pela Citröen em 2003 McRae se desiludiu um pouco com o WRC a passou a fazer o Rally Dakar e disputar as 24 horas de Le Mans.

As primeiras informações dizem que McRae pilotava seu helicoptéro próximo a sua casa na Escócia quando o aparelho caiu. As notícias ainda são desencontradas, mas também há a possibilidade do filho de McRae também estar envolvido na tragédia. Colin tinha 39 anos.

Com mais essa lacuna, fico pensando no futuro do Mundial de Rally. Os últimos quatro anos foram terríveis para o WRC com mudanças totalmente malucas no regulamento, mas isso ficou em um plano menor. O primeiro choque foi a doença do campeão de 2001 Richard Bruns no final da temporada 2003 e a posterior morte do carismático inglês em 2005. No mesmo ano um acidente matou o não menos popular Michael Park, navegador de Marko Martin, durante o Rally da Grã-Bretanha deixando todos no WRC perplexos e fazendo que Martin também abandonasse os rallys. Carlos Sainz já havia abandonado o mundo dos rallys ano passado e essa semana foi a vez de Marcus Grönholm anunciar sua aposentadoria. Hoje foi a morte de McRae.

O cenário a partir de 2008 é sombrio, pois apenas Loeb tem fama o suficiente de ser chamado de ídolo, pois Petter Solberg está longe da forma que lhe deu o título em 2003, enquanto Daniel Sorno e Mikko Hirvonen são apenas promessas que podem dar certo. Ou não. Porém, esse momento não é propício a reflexões sobre o futuro, mas sim a lamentar a infeliz partida desse gênio do rally Mundial chamado Colin McRae.

Nenhum comentário: