sábado, 15 de dezembro de 2007

Grande Rega!


Parece que foi ontem! O clichê é a única forma de expressar o primeiro aniversário de morte do grande Clay Regazzoni. Um dos pilotos mais carismáticos dos anos 70, Rega foi companheiro de equipe de Niki Lauda por quatro temporadas seguidas na BRM e na Ferrari e se tornou ídolo dos tifosi pelo seu jeito agressivo de pilotar. Conta a lenda que Enzo Ferrari ficava de costas para a pista de Fiorano em seu escritório ouvindo os testes da Ferrari e pelo estilo rústico de pilotar, sempre identificava quando Regazzoni passava perto de seu janela.

Numa dessas coinscidências cruéis, um pouco antes de receber a notícia da morte de Regazzoni, estava vendo o vídeo da morte de Ronnie Peterson no youtube e observando mais atentamente o acidente, percebi que os três pilotos que tiraram o sueco de dentro da Lotus em chamas tiveram um destino bem cruel. Patrick Depailler, que aparece chutando a Lotus para Peterson sair, morreu apenas um ano e meio depois num acidente em Hockenheim num teste pela sua então equipe, a Alfa Romeo. James Hunt, que foi o primeiro a chegar ao local do acidente, morreu quinze anos depois de um infarto fulminante. Regazzoni já tinha sofrido um destino bem imerecido pela boa gente que era. O suíço ficou paralítico após um acidente no Grande Prêmio de Long Beach em 1980, mas ainda assim o suíço não saiu totalmente do automobilismo, disputando até mesmo o Rally Paris-Dakar com um veículo especial. "Pelo menos o Regazzoni ainda está vivo," pensei.

Era por volta das três horas da tarde quando meu pai me avisou que tinha dado a notícia da morte de Clay Regazzoni na TV num acidente em uma auto-estrada italiana. Meu sangue esfriou na hora, pois não era a primeira vez que tinha um presságio assim no automobilismo. Ainda estava com a janela do youtube aberto e pensei: O ciclo está fechado...

Faz um ano que Regazzoni está junto com Peterson, Hunt e Depailler disputando corridas lá no céu com outras grandes feras que já nos deixaram.

Um comentário:

SAVIOMACHADO disse...

Belo post João Carlos. A história sempre nos enriquece. São poucos que as publicam. Parabéns.
Desculpe demorar tanto para responder sua pergunta de colocar o link dos blogs no seu. Vamos lá. Entre na configuração do seu blog, vá em "Modelos"/"Elementos de página". Depois vá em "Adicionar um elemento de página". Depois vá em "Lista de links" - Adicionar ao Blog. Pronto, é só colocar o link preferido lá e ele estárá no seu blog.
João Carlos, qualquer coisa você escrever direto pra mim saviomachado@gmail.com ou até mesmo me adiciona no seu msn saviomachado@hotmail.com. Temos uma uma turma de blogueiros que seguidamente conversamos. Estamos te esperando. Um grande abraço!!
SAVIOMACHADO