sábado, 19 de julho de 2008

Hamilton desequilibra


Se McLaren e Ferrari estão em pé de igualdade nessa altura do campeonato, somente um piloto extra-série pode se impôr nessa briga tripla pela liderança. Lewis Hamilton foi o mais rápido da sexta-feira e marcou o tempo mais rápido do final de semana na Q2. Contudo, Felipe Massa se mostrava um adversário mais perigoso do que o imaginado e a estratégia poderia ser o grande diferencial. Mas como a Ferrari não está acertando uma ultimamente, Hamilton confirmou a pole e largará como favorito amanhã. Se a previsão de chuva se confirmar amanhã e pelo o que Hamilton vem andando debaixo d'água, o favoritismo do inglês aumentará ainda mais...

Após os testes realizados em Hockenheim na semana passada, ficou claro que a McLaren tinha crescido e alcançado a Ferrari na sua pista caseira. Hamilton dominou todos os treinos e apesar do Galvão ter tentando nos fazer enganar dizendo que Massa era quem tinha dominado (Fala sério!) o final de semana até agora e mereceu a pole, independentemente da sua estratégia, apesar de eu achar que Ferrari e McLaren estão com níveis de combustível parecidas. Mas se teve uma coisa boa para Felipe Massa hoje foi o péssimo final de semana até agora de Kimi Raikkonen. Se não bastasse ser sexto, o finlandês foi apagado e em nenhum momento mostrou forças para, sequer, superar o seu compatriota da McLaren. Num momento em que o campeonato pode afunilar e a Ferrari escolher o seu número um, essa má fase de Kimi pode favorecer decisivamente o campeonato de Felipe.

Correndo em casa, a BMW demonstrou que relaxou com sua vitória do Canadá. Muito mal em todos os treinos, a equipe bávara não pôde nem aproveitar o talento de Robert Kubica, que teve que amargar a sétima posição, bem longe dos seus rivais do campeonato. Pior foi Heidfeld. Finalmente andando no ritmo de Kubica, o alemão errou em sua última tentativa na Q2 e ficou apenas em décimo segundo, correndo em casa. Se metendo entre Ferraris e McLarens, Fernando Alonso e Jarno Trulli mostram que, em voltas únicas, são mesmos espetaculares e podem tirar tudo de um carro inferior, principalmente no caso do espanhol. Pois se Timo Glock ainda ficou próximo de passar a Q3, Nelsinho Piquet ficou num terrível décima oitava posição com um Renault bastante desequilibrado. Se serve de atenuante, Piquet foi atrapalhado por Sebastian Vettel e a frustração foi tão grande, que a revolta sobrou para o volante do seu carro, seguidamente esmurrado por um furioso Piquet. O problema de Toyota e Renault é o ritmo de corrida.

Vettel, por sinal, foi o melhor alemão do final de semana e o anúncio que estará na Red Bull em 2009 lhe fez bem, enquanto Bourdais ainda sofre com o novo carro, apesar do francês ter tido variados problemas na sexta. Webber e Coulthard partirão entre os dez primeiros, algo já bem usual. A Williams continua em sua debandada pela falta de recursos e nem Rosberg, antigo habitué do Q3, consegue fazer algo melhor do que superar seu companheiro de equipe, Nakajima. A Honda voltou ao seu lugar após o pódio de Barrichello na Inglaterra e ficará para trás mais uma vez, mas se serve de consolo, Rubinho largará na mesma posição em que conseguiu sua incrível e inesquecível primeira vitória na F1. A única novidade na Force India foi Giancarlo Fisichella ter sido superado por Adrian Sutil na última fila.

Amanhã, a corrida está com cara de Lewis Hamilton e se Kovalainen quiser se garantir na McLaren em 2009, seria bom que ele superasse uma Ferrari, de preferência Felipe Massa, que está mais aceso do que Raikkonen no momento. Como a BMW praticamente saiu da briga pelas vitórias, a luta pelo campeonato se restringirá a Ferrari e McLaren. A McLaren já escolheu o seu cavalo. Quando a Ferrari escolherá o seu?

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