domingo, 6 de julho de 2008

Lewis is Back!


Num dia tipicamente inglês, Silverstone virou Las Vegas e o Grande Prêmio da Inglaterra virou uma grande roleta-russa e a bolinha do vencedor acabou caindo para o “Prata 22”. Depois de duas corridas desastrosas, Lewis Hamilton vem provando cada vez mais que é o melhor piloto da F1 atual debaixo de chuva e na frente dos seus torcedores, que já começavam a duvidar de suas capacidades, venceu com mais de um minuto de diferença e re-assumiu a liderança do campeonato, com os dois pilotos da Ferrari empatados com ele.
Muito se falou que o fim do controle de tração não traria tanta diferença assim para a F1, mas no ponto mediano do campeonato, o fim do aparato eletrônico trouxe muitas emoções para as provas da categoria. E quando chove então...
Silverstone, em sua penúltima edição como Grande Prêmio da Inglaterra, trouxe uma prova cheia de alternativas e ultrapassagens com um clima completamente maluco, onde se choveu e fez sol, onde quem errou menos, acabou na frente. Hamilton começou a mostrar suas credenciais ao fazer uma baita largada e quase assumir a liderança da prova, mas o pole-man Kovalainen não deu mole e dois pilotos da McLaren, que tinha o melhor carro do final de semana, quase bateram na primeira curva. Claramente mais rápido e mais à vontade nas condições escorregadias da pista, Hamilton ultrapassou o finlandês e não foi mais ultrapassado. Sua maior preocupação mudou de nome, mas não de nacionalidade, pois Kimi Raikkonen se aproveitou de um dos vários erros de Kovalainen e assumiu a segunda posição e partiu para cima da McLaren. Quando tudo levava a crer que Kimi venceria, a estrela de Hamilton apareceu e a primeira trapalhada da Ferrari deu as caras. Quando se livrou de Raikkonen, os únicos sustos de Hamilton foi um Fisichella enlouquecido como retardatário e um coelho que saiu correndo pela reta Hangar. Foi uma vitória consagradora de Lewis, justamente quando passava pelo pior momento em sua carreira na F1 e, por ironia do destino, graças a outros maus resultados em outras provas, assumiu a liderança do campeonato por critérios de desempate.
Desde os treinos na Inglaterra, Heidfeld vinha mostrando uma certa recuperação com relação a Kubica e na corrida ele confirmou a volta à boa fase com o alemão conseguindo uma sólida segunda posição, com direito a uma bela ultrapassagem dupla sobre Alonso e Kovalainen no meio da prova. Mesmo que timidamente, como lhe é característico, Heidfeld já entrou na briga pelo campeonato, pois está apenas doze pontos atrás dos líderes na metade da temporada. Apesar da BMW estar, nesse momento, claramente atrás de Ferrari e McLaren, do jeito que está temporada está emocionante e imprevisível, tudo pode acontecer! Até mesmo o piloto mais regular do ano, Robert Kubica, errar! O polonês estava fazendo uma boa prova e tinha tudo para ser terceiro, mas rodou duas vezes quando a chuva estava mais forte e acabou a prova atolado na brita. Foi o primeiro grande erro de Kubica no ano e com certeza o desperdício de uma bela chance de assumir a liderança do Mundial, pois o terceiro lugar lhe daria uma dianteira confortável no Mundial de Pilotos. Contudo, pior do que ter rodado e saído da prova, a cara feia dele (se é que Kubica tem alguma cara bonita...) tem mais a ver com a recuperação de Heidfeld, pois da maneira que o campeonato se desenhava, Kubica teria a BMW nas mãos e brigaria sozinho pelo campeonato. Mas não será mais assim...
Todos os títulos de Michael Schumacher contaram bastante com seu talento, mas houve fatores em comum que não teve nada a ver com coincidências. Uma delas se chama Ross Brawn e o estrategista inglês pagou seu salário ao levar, também juntamente com o talento de Rubens Barrichello, a Honda a um improvável pódio. Quando a chuva apertou, Barrichello e Brawn foram espertos o suficiente para colocar pneus de chuva extrema, mesmo com o Box da Honda tendo errado e atrapalhado Jenson Button, o colocando nas últimas posições. Barrichello já vinha fazendo uma prova sensacional, levando seu carro a posições não condizentes com a ruindade do veículo, mas a sua decisão em conjunto com Brawn foi acertada e o brasileiro passou a ser o mais rápido da prova quando a pista ficou encharcada, andando até 7s mais rápido que os demais. Foi um show na pista molhada! Rubinho ultrapassou vários carros e mesmo andando mais forte que os demais, Brawn teve a frieza de chamar Rubinho de volta aos pits para colocar pneus intermediários, já que o sol começava a desenhar um trilho na pista. Esse pódio de Rubinho me faz ter a mesma sensação de Coulthard no Canadá e seria muito interessante que Barrichello, que dificilmente repetirá a façanha, anunciasse o fim de sua carreira agora, com uma grande atuação no bolso, mais um pódio no currículo e muito prestígio.
Muitos podem dizem que Raikkonen novamente teve sorte ao chegar em quarto após rodar três vezes, mas Kimi vem tendo um azar de fazer inveja ao próprio finlandês três anos atrás. Pela terceira corrida consecutiva, Raikkonen tinha a vitória nas mãos, mas algo acontece com ele e o triunfo acaba escapando por entre seus dedos. Quando era 1s mais rápido que Hamilton, a Ferrari resolve apostar que não choveria mais e deixa Kimi com pneus usados e, por conseguinte, mais desgastados, que lhe daria vantagem mais tarde. Resultado? Uma forte chuva se abateu em Silverstone e Kimi passou a andar mais de 5s mais lento que os demais, sendo ultrapassado por todos, até colocar os pneus certos e ir à luta. Suas rodadas tem mais a ver com seu desespero, em sua tentativa inglória de chegar em posições melhores. Mesmo liderando o campeonato empatado com Hamilton e Massa, Raikkonen vem passando por uma fase bastante negra.
Ontem, quando estava no trabalho, cheguei a comentar que não confiava em Massa, após ver o seu nono tempo nos treinos de sábado pela internet. Não é implicância, mas apenas não vejo Felipe no mesmo nível de Alonso, Kimi, Kubica e Hamilton. Massa está numa fase excepcional e por isso assumiu a liderança e pode vencer o campeonato desse ano. Porém, a corrida de hoje provou que Massa não é um piloto completo e por mais que ele venha dizer que o carro estava mal acertado, credito suas cinco rodadas a velha peça entre o volante e o banco. Sua guiada pouco à vontade debaixo de chuva não é de hoje e em Silverstone, pista que nunca se deu bem, essa escrita foi comprovada. Repetindo o que disse, sua fase é tão boa que ele superou sua aversão pela chuva e andou muito bem em Mônaco (outra pista que nunca se dava bem), mas, hoje, não teve boa fase que desse jeito.
Após conseguir a pole com folga, Kovalainen desabou durante a corrida e sucumbiu com seus próprios erros, rodando em momentos cruciais da corrida e o relegando a quinta posição. A situação de Kova piora na medida em que a McLaren percebe que não pode contar muito com o finlandês no Mundial de Construtores, apesar da velocidade inerente de Heikki. Ao seu lado na primeira fila, Mark Webber também fez uma prova para esquecer e as coisas ficaram ruins para o australiano ainda na largada, quando caiu para quarto e para coroar, rodou sozinho, caindo para último. Após uma belíssima corrida de recuperação, desapareceu após a primeira parada e terminou a prova, que parecia ser muito promissora para ele, fora dos pontos. Por sinal, este domingo não foi nada bom para a Red Bull, pois o agora oficialmente quase aposentado David Coulthard tocou em seu substituto em 2009, Sebastian Vettel, ainda na primeira volta e ambos abandonaram ali mesmo. Mesmo sem errar muito, Bourdais também completou a prova fora dos pontos.
A chuva prometia uma corrida diferenciada para Fernando Alonso e as primeiras voltas demonstraram isso, com o espanhol chegando a fazer a melhor volta da corrida, mas tudo começou a dar errado quando Alonso adotou a estratégia de não trocar os pneus na primeira parada. Diga-se de passagem, a Renault fez a burrada antes da Ferrari. A partir de então Alonso era uma espécie de tampão para os outros, pois fechava tudo e a todos de todas as formas possíveis e imagináveis. Apesar disso, foi uma demonstração que a garra do espanhol continua intacta, mesmo com um carro nitidamente inferior aos demais. Nelsinho Piquet vinha fazendo sua melhor corrida na F1, andando mais do que Alonso e ocupando uma excelente quarta posição quando a chuva mais forte colocou o brasileiro fora na brita. Claro que mais um abandono não serve para Piquet Jr., mas sua prova de hoje prova que ele está evoluindo cada vez mais.
Trulli não repetiu a performance em Magny-Cours e teve que lutar muito para levar seu carro ao sétimo lugar. Glock vinha próximo do seu companheiro de equipe, mas após levar uma pancada por trás de Nico Rosberg, seu Toyota ficou nitidamente desequilibrado e o alemão passou a rodar várias vezes, mas ainda terminando a prova. A Williams saiu lá de trás e na base da estratégia, a mesma utilizada pela Honda, conseguiu colocar Nakajima, após várias rodadas, na zona de pontuação e Rosberg, que largou dos boxes, bateu em Glock e teve que trocar o bico, perto disso. Claro que a Williams ainda está longe do bom começo de temporada, mas não está fazendo tão feio assim. A Force India podia ter feito mais hoje, mas erros dos seus pilotos puseram tudo a perder, mas Adrian Sutil provou mais uma vez que anda muito forte na chuva, pois quando aquaplanou estava numa ótima posição e brigando no pelotão intermediário.
Se o campeonato 2007 já tinha sido emocionante, mas com poucas corridas para se lembrar, 2008 está tendo um campeonato tão emocionante como no ano passado, mas com belas corridas para se assistir. Foras três corridas chatas seguidas (Malásia, Bahrein e Espanha), mas as cinco últimas foram excelentes e com várias brigas de posições e alternâncias na liderança do campeonato. O nível de Schumacher era tão alto, que ele vencia os campeonatos de forma quase que perfeita, mas num campeonato tão equilibrado como esse e marcado por erros, o vencedor será o mais regular e que cometerá menos pecados. Hamilton estava quase crucificado, mas hoje foi para os braços da sua torcida, enquanto a Ferrari, que tem o melhor carro desse ano, terá que ir para o Muro das Lamentações após tantas presepadas!

Um comentário:

Arthur Simões disse...

É JC, hoje Massa passou por cima até de coelinho.
Fez uma corrida realmente ridícula,espero que não atrapalhe para o resto do campeonato.

Abraço!!