sábado, 11 de julho de 2009

Se a corrida for assim...


Nürburgring, em seus mais de setenta anos de tradição em corridas, sempre nos trás emoção pelos mais variados motivos. Se a antiga espetacular pista foi praticamente extinta, o inconstante tempo na montanhosa região alemã é que faz a alegria dos amantes do automobilismo com corridas ou, como no caso de hoje, treinos com muita emoção. Num primeiro momento, ver Red Bull e Brawn ficando com as quatro primeiras posições podem nos indicar um treino normal, mas a chuva, fiél seguidor da emoção na F1, fez da Classificação de hoje a melhor do ano.

Como confirmou a previsão do tempo durante a semana, o sábado estava frio e a chuva se fez presente na uma hora de duração do treino, algo que ajudaria bastante a Red Bull. A pole de Mark Webber foi a prova de que o carro de Adryan Newey tem um enorme equilibrio em situações mais frias, mas o australiano teve que lutar muito no Q3 com vários pilotos para conseguir largar pela primeira vez em sua longa carreira na posição de honra na F1. Quando todos pensavam que a disputa ficaria entre a dupla da Brawn e Lewis Hamilton, Webber fez um tempo sensacional e praticamente garantiu a pole, apesar das últimas tentativas de Barrichello e Button, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Como falou Button ontem, Webber está se tornando um piloto forte e que poderá incomodar na briga pelo campeonato, mas Vettel esteve estranhamente discreto no dia de hoje. Largando em quarto, não seria surpresa ver o alemão largando com o carro mais pesado.

A Brawn esteve melhor no frio alemão em comparação ao frio inglês e mais uma vez Barrichello superou Button, apesar de uma ótima exibição do inglês no Q2, quando tudo indicava que ele largaria nas posições intermediárias, mas Jenson mostrou porque é o líder do Mundial esse ano e, contra todas as expectativas, marcou um tempo que lhe garantiu no Q3. Button deverá estar pensando cada vez mais no campeonato e como a Red Bull parece ter o melhor carro do final de semana, uma corrida atrás de pontos poderá ser o objetivo de Button. Além da briga pela pole, a grande sacada de Barrichello foi ter esperado até o último momento para entrar na pista no Q2, correndo o risco de ficar de fora, para entrar na pista úmida com os pneus slicks e fazer o melhor tempo. As dezessete temporadas de Rubinho fizeram uma enorme diferença nesse momento. A McLaren mostrou que o melhor tempo de Hamilton na sexta-feira não foi apenas fruto de uma operação de marketing para agradar a Mercedes e hoje brigou, como nos velhos tempos, pela pole-position. Andando na chuva, talvez se esperasse um pouco mais do inglês, mas após várias corridas largando nas últimas posições, o 5º lugar de Hamilton pode ser o indício de uma melhora da equipe para essa segunda metade do campeonato e a posição de Kovalainen, em sexto, aumenta ainda mais isso.

A qualidade de Adrian Sutil quase lhe garantiu um lugar na McLaren ao lado de Hamilton ano passado, mas o alemão acabou permanecendo na Spyker, hoje Force India. Mesmo com um carro ruim, Sutil sempre se destacava em corridas no molhado, como na China esse ano, mas a subida da equipe hindu fez do alemão a grande surpresa do sábado, com ele ficando constantemente entre os primeiros e colocando a pequena equipe pela primeira vez na história no Q3 e, como se não fosse o bastante, ficando à frente das duas Ferraris! Se no passado Sutil já esteve bem cotado, agora ver o alemão numa equipe forte em 2010 chega a ser algo bem sólido, principalmente se ele conquistar os primeiros pontos da Force India, algo que pode acontecer devido as circunstâncias deste final de semana e pelo desempenho do jovem alemão. Giancarlo Fisichella esteve longe de acompanhar Sutil e por isso este longe de fazer algo histórico para a Mercedes. Memso assim, correndo em casa, a marca da estrela de três pontas conseguiu a proeza de colocar cinco carros no top-dez!

A Ferrari fez outro treino problemático, com seus dois pilotos saindo da pista em determinados momentos e longe da briga pelas melhores posições, mas ao menos Kimi e Felipe largarão entre os dez amanhã. Como não poderia faltar, por muito pouco a Ferrari não comete outra besteira ao colocar os pneus errados no carro de Massa. A Renault também mostrou evolução, com Alonso sempre andando entre os primeiros, mas um erro do espanhol no final do Q2 pôs tudo a perder e Nano largará em 11º. Pela primeira vez na carreira na F1, Nelsinho largará na frente de um companheiro de equipe ao emular a estratégia de Barrichello no Q2 e colocar seu Renault no Q3. Pena que, muito provavelmente, essa sua recuperação virá tarde demais, já que Grosjean, após muito se aquecer fora de campo, já assinou a súmula para entrar no lugar de Barrichello daqui a duas semanas e o técnico Briatora não parece muito afim de reverter a troca. Outro na mesma situação, Sebastien Bourdais, fez outra Classificação terrível e sairá em último amanhã. Sinceramente, acho o francês um ótimo piloto e até torcia por ele, mas as circunstâncias fazem da sua dispensa algo justo. BMW e Toyota estiveram longe de empolgar, mas no caso da equipe nipônica, novamente em voltas de um anúncio de sua saída da F1, esse desempenho ruim pode ajudar a fazê-los sair mesmo.

Se a previsão de tempo acertar novamente, a corrida de amanhã poderá ser outra loteria, pois é previsto ainda mais chuva do que hoje. Então, o quarteto que vem dominando a F1 atualmente poderá ser ameaçado por outros pilotos, ótimos em chuva, ávidos por uma temporada melhor, como são os casos de Hamilton e Sutil.

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