Uma semana antes da morte de Henry Surtees, um acidente com uma mecânica parecida deu um enorme susto em todos na Hungria. Por sinal, foi acidente parecido com vários outros. No final do Q2, Felipe Massa vinha se aproximando da curva 4 quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou em cheio o capacete do piloto da Ferrari. No Grande Prêmio da França de 1972, uma pedra lançada pelo carro de Emerson Fittipaldi atingiu o capacete do promissor austríaco Helmut Marko e este perdeu a vista de um olho. Com os dois pedais apertados e provavelmente inconsiente, Massa atingiu a barreira de pneus em cheio e deixou todos com o coração na mão. Assim como no Grande Prêmio da Inglaterra de 1999, quando Schumacher quebrou a perna. O acidente de Surtees ainda estava fresco na cabeça do todos, mas ninguém queria lembrar disso.
Agora á fácil falar, mas no primeiro replay vi que uma pela tinha atingido a cabeça de Felipe (se falasse que vi uma mola, podem me chamar de mentiroso), mas isso não diminuía a gravidade do acidente que, pelas informações de momento, não parece nos ter dado mais do que um enorme susto. A segurança da F1 e dos seus periféricos (como o capacete que salvou a vida de Massa hoje) estão cada vez melhores, mas nunca nos devemos esquecer que um carro a mais de 200 km/h sempre representa perigo para as pessoas envolvidas. A morte de Henry Surtees foi um aviso terrível disso e a F1 tem que pensar sempre que imprevistos como esse podem ocorrer. Galvão Bueno, que eu critiquei semana passada, foi muito bem hoje, mostrando a dramaticidade do momento sem ser muito piegas ou demonstrar desespero, ao contrário do Reginaldo Leme, que 'enxergou' Felipe Massa se levantando da sua Ferrari sozinho.
Como havia acontecido em outro evento triste para a F1 e para os brasileiros (San Marino/94), esse susto fez com que a F1 saísse um pouco dos eixos e a desorganização imperasse. Os computadores saíram do ar no final do Q3 e mesmo sem saber ao certo como estava Massa, foi hilário ver Alonso e os demais pilotos totalmente perdidos, sem saber em qual posições estavam ao final dos treinos. O espanhol acabou com um apertada pole, em cima dos reais e prováveis favoritos para a corrida de amanhã, Vettel e Webber. Isso não deixa de ser ainda mais uma arma de Briatore contra Piquet que, mesmo com um carro similar, não passou da 15º posição. Infelizmente, Piquetzinho foi um dos principais algozes de si mesmo dentro da Renault. A McLaren mostrou que seu desempenho nos treinos de sexta foram um reflexo nítido da sua melhora, enquanto a Ferrari parece ter ficado um pouco para trás.
Talvez assustada com o incidente de Barrichello, a Brawn atrasou a saída de Button no Q3, mas em nenhum momento a equipe demonstrou ser capaz de brigar pela ponta com a Red Bull e como vários carros cresceram nessa segunda metade de campeonato, será bastante complicado ver Button segurar a liderança do Mundial se as coisas permanecerem assim. Após o elogio, a crítica ao Galvão. Me lembro que o nosso querido narrador sempre elogia a F3 Inglesa como um celeiro de campeões, pois de lá 'saíram grandes pilotos como Senna, Piquet e Fittipaldi'. Pois bem, na sua crítica a estreia precipitada de Jaime Alguersuari na F1, na qual concordo plenamente, Galvão falou que não conhecia o espanhol e que a F1 estava se nivelando por baixo. Para quem não sabe, Jaime Alguersuari é o atual Campeão Inglês de F3, o mais jovem da história, e ainda estava fazendo um bom campeonato na World Series. Claro que a crítica a Alguesuari por ter estreado na F1 sem a mínima experiência no carro é válida, mas o jovem espanhol já tem uma certa fama pelas categorias de base da Europa, mostrando um certo desconhecimento de Galvão pelo que está ocorrendo em outras categorias.
A perspectiva para amanhã é de uma corrida modorrenta como sempre, com Alonso tentando se manter na ponta, mas como deve estar leve, acabará abrindo caminho para os pilotos da Red Bull, que estão muito equilibrados no momento, com Vettel e Webber andando muito próximos. Resta a Brawn tentar diminuir o prejuízo com relação a sua rival. E a nós, torcer para o completo reestabelecimento de Felipe Massa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário