sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

F150


A Ferrari deu a largada hoje para a temporada de apresentações dos novos carros para a temporada de 2011. O time italiano mostrou ao mundo nesta sexta-feira o instrumento de sua tentativa de aplacar a enorme decepção da perda do título do ano passado de Fernando Alonso. O carro tem poucas modificações em relação ao ano passado, até porque a equipe projetou o modelo de 2010 é o mesmo que concebeu o deste ano.

Até o carro vermelho entrar na pista, o que podemos fazer agora é especular sobre o que irá acontecer até o mês de novembro. Fernando Alonso, apesar dos dizeres otimistas de Felipe Massa, será o líder da esquadra italiana rumo ao retorno do time de Maranello ao título de pilotos e construtores, onde não vencem desde 2007, um período enorme de jejum se comparado aos títulos em seguida que a equipe conquistou na Era Schumacher até bem pouco tempo atrás. O espanhol foi contratado justamente para reeditar o sucesso do alemão e sua gana em vencer o título do ano passado, com um carro nitidamente inferior, é a clara indicação de que os homens da cúpula ferrarista aposta mais em Alonso do que em Massa. O episódio em Hockenheim foi apenas a forma clara de dizer isso a todos, achem ruim ou não. O que Massa pode fazer nessa situação incômoda é sair do marasmo que foi a temporada do ano passado e aproveitar-se dos erros de Alonso (algo que aconteceu mais de uma vez em 2010) para conquistar vitórias e colocar pressão no espanhol e na própria Ferrari, provando que ainda pode ser o piloto combativo de 2008.

São dois pilotos latinos e experientes (ambos entrarão na casa dos 30 anos), mas o carro ainda é (e sempre foi) um fator preponderante para quando equipe, incluindo a Ferrari, conquistar os títulos que perseguem quando iniciam o ano. Para Luca di Montezemolo, que nomeou o carro de F150 em homenagem aos 150 anos de unificação italiana e ainda colocou uma enorme bandeira da Itália no dorso da asa traseira, este título é ainda mais importe do que em outros anos. Além do prazer da vitória, há a aspiração política do italiano.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Horrível, nem a pintura eles mudam... Pqp.