domingo, 12 de junho de 2011

Tirando a casca

Will Power perdeu o campeonato do ano passado pelo seu (pouco) desempenho em circuitos ovais, pois nos mistos, o australiano dominava. O piloto da Penske sempre dizia que seu problema nos circuitos ovais era o azar, mas os resultados mostravam o contrário. Neste sábado à noite, Power finalmente deu a resposta aos seus críticos com uma bela exibição na rodada dupla no perigoso circuito do Texas, onde conquistou sua primeira vitória num oval, depois de ter chegada em terceiro lugar na primeira bateria.

Com mais essa invenção da IRL, Texas abrigou a 17º corrida na história da Indy dividida em duas, sendo que a última ocorreu a mais de trinta anos atrás. A idéia seria boa se não houvesse algumas marmotas, como o sorteio definindo o grid de largada da segunda bateria. Sem tirar os méritos de Power, isso praticamente definiu sua vitória. Como era esperado, a Ganassi chegou ao velocíssimo circuito de Fort Worth com um belo acerto e o resultado foi a dobradinha da equipe na primeira bateria, com Franchitti superando Scott Dixon por uma diferença mínima, algo comum no Texas. Mostrando sua evolução nos ovais, Power chegou colado nos carros vermelhos do gordo chefe de equipe e até poderia ter brigado mais seriamente pela vitória.

Então, veio o sorteio e a equipe de Chip Ganassi foi ‘agraciada’ com a 19º posição de Dixon e a 28º de Franchitti. Com um carro bem acertado, Power largaria em terceiro, tendo em Tony Kanaan, o ‘pole’ da segunda bateria, como maior adversário. Se na primeira bateria só houve uma bandeira amarela, os pilotos foram ainda mais cautelosos na segunda corrida, onde a prova não teve uma única interrupção. Assim, ficou fácil para Power, pois quando se viu livre de Kanaan disparou na ponta. Dixon ainda evoluiu e chegou em segundo estragando o que seria uma tripleta da Penske, que viu Briscoe e Castroneves nas posições seguintes. Uma bela recuperação da equipe Penske após o fiasco em Indianápolis. Franchitti não teve as bandeiras amarelas para fazer da estratégia um fator, mas ainda assim o escocês conseguiu uma bela corrida de recuperação e chegou no top-10.

Porém, o que deve ter preocupado mais Franchitti foi a primeira vitória de Power num oval, algo que deve ajudar muito para o psicológico do australiano, já que com esse triunfo, misturando com suas belas exibições nos circuitos mistos, deve lhe dar ainda mais confiança rumo ao seu primeiro título na Indy.

Nenhum comentário: