domingo, 14 de julho de 2013

Desfalques

Uma vitória é sempre uma vitória, não importando se os principais pilotos estavam de fora da corrida por motivos de contusão. Marc Márquez não tinha nada com os problemas dos seus dois compatriotas e dominou o Grande Prêmio da Alemanha em Sachsenring para vencer pela segunda vez na temporada, além de reassumir a ponta do campeonato graças aos infortúnios de Jorge Lorenzo e Daniel Pedrosa, ambos com sérios problemas na clavícula e fora da prova. E com esses dois desfalques, o pódio foi completado de forma usual pelos dois pilotos que vem seguindo de perto os espanhóis, Cal Cruthlow, este também machucado, e Valentino Rossi, longe de repetir o desempenho que lhe conferiu a vitória em Assen.

A prova de hoje foi morna, principalmente quando Márquez assumiu a ponta da corrida após uma má largada. Para delírio do público local foi Stefan Bradl que liderou as primeiras voltas, mas o alemão da Honda não se segurou por muito tempo e caiu para o quarto lugar que lhe cabia, atrás de Márquez, Rossi e Cruthlow. Com uma Honda similar a da equipe oficial, não é por outro motivo que Bradl já corre risco atrás do guidão da LCR, pois o seu primeiro pódio já está demorando. No momento em que Márquez assumiu a ponta, o espanhol partiu impávido rumo a vitória que lhe deu a liderança do campeonato por apenas dois pontos e como Pedrosa não estará nas melhores condições semana que vem (isso se correr em Laguna Seca...), Márquez pode aumentar a diferença e iniciar as férias de verão com uma boa vantagem no campeonato, algo inimaginável mesmo para ele, mesmo Marc sendo considerado um fenômeno desde as categorias menores.

Após outro acidente na sexta-feira Lorenzo empenou sua clavícula mais uma vez e preferiu ficar de fora desta e da próxima corrida, mas sua vida não está tão ruim na procura do tricampeonato. No dia seguinte foi a vez de Pedrosa quebrar a clavícula e ficar de fora da corrida de hoje. Aqui vale um parentese. Claro que cada indivíduo tem suas peculiaridades, mas vendo o que Lorenzo fez em Assen, bem que Pedrosa poderia tentar um sacrifício hoje e tentar marcar alguns pontos como fez seu compatriota na Holanda, mas Pedrosa, mesmo numa fratura mais simples, preferiu ficar de fora e com isso viu Márquez lhe tirar a liderança do campeonato, fazendo com que a briga na Honda ficasse ainda mais quente. É fácil dizer de fora para um piloto ir correr com a clavícula quebrada, mas é esse algo mais que Lorenzo tem e que falta a Pedrosa. Com isso, a diferença entre os dois espanhóis ficou a mesma e tendo agora Márquez como um fator complicador e mais à frente. Mesmo com a clavícula ainda em recuperação, Lorenzo havia sido o mais rápido no primeiro treino livre e quando voltar, terá todas as condições de recuperar o tempo e os pontos perdidos, até por que Pedrosa, que demonstrou hoje ter menos garra, também estará sem poder usar 100% de sua capacidade, enquanto Márquez ainda é uma incógnita numa decisão da MotoGP.

Após seu triunfo em Assen, todos esperavam bem mais de Rossi, mas o italiano não deixou de decepcionar com a terceira posição, longe da briga pela vitória no momento em que Márquez assumiu o primeiro lugar. Para piorar, o italiano foi superado pelo ótimo Cal Cruthlow, mas o inglês vinha de duas quedas no final de semana e com uma moto igual a sua, mas seu apoio oficial da Yamaha. Por isso que Cruthlow dificilmente ficará aonde está em 2014, pois suas performances é mais para um piloto de fábrica, o mesmo ocorrendo com Aleix Espargaró, espanhol que anda com uma CRT e largou em quinto, mas ocupando a terceira posição no final da primeira volta após uma largada sensacional. A limitação de sua moto o fez perder posições durante a corrida, mas Espargaró já merece estar melhor equipado ano que vem.

Com os dois principais pilotos de fora, o campeonato deu uma embaralhada e Marc Márquez capitalizou em 100% os problemas de Lorenzo e Pedrosa para entrar na briga pelo título e dar um nó na cabeça da Honda, que não sabe se pode confiar inteiramente em Pedrosa, algo que não ocorre com a Yamaha com relação a Lorenzo. Semana que vem, com o Saca-rolha em mente, será difícil um bom desempenho de quem está empenado. Sorte para Márquez.    

Nenhum comentário: