sábado, 24 de agosto de 2013

Circuito de clichês

Spa-Francorchamps. Nome mítico para o automobilismo mundial e hoje vimos, mais uma vez, o porquê. Quando o clima está estável, o prazer de pilotar em um circuito de altíssima velocidade e vermos grandes pilotos se digladiando no meio da floresta das Ardennes. E quando o clima está instável, uma estabilidade no local, há quando espetáculos como o de hoje. 

O Q1 foi debaixo de chuva fina no início e pista quase seca no finalzinho e isso já causou várias surpresas, quando três dos carros das equipes nanicas foram ao Q2, inclusive com Van der Garde em terceiro, enquanto as duplas da Williams, Toro Rosso e o ameaçado Esteban Gutierrez ficaram pelo caminho. Com a pista seca no Q2, as nanicas voltaram a ficar muito atrás, mas o sorriso aberto de Van der Garde ao ficar com o melhor tempo entre eles, significando o 14º lugar no grid, mostrou bem a surpresa do feito. Porém, a chuva voltou a cair no comecinho do Q3...

E Paul di Resta parecia ter dado a sorte grande quando esperou um pouco mais e saiu com pneus intermediários, enquanto os demais nove pilotos iam aos boxes desesperados. O escocês ainda pegou a pista em boas condições e parecia ter a pole no bolso, com o ainda mais ameaçado Felipe Massa ao seu lado. Porém, Spa é Spa. A chuva cessou e a pista secou. Quem passou antes da bandeirada, tinha uma chance final. Webber, Vettel e Hamilton foram os agraciados. Na medida em que recebiam a bandeirada final, baixavam seus tempos e Hamilton, que reclamou abertamente do seu carro e perigou ficar fora do Q2, dizia que não conseguia acreditar com sua quinta pole em 2013. Paul di Resta, que ficou dentro do carro para acompanhar o final do treino, deve estar desconsolado de ter visto uma pole certa chegar ao quinto lugar, enquanto a Ferrari terá muito trabalho largando na quinta fila, enquanto os favoritos da Red Bull estavam no top-3.

Porém, Spa é Spa. A previsão para amanhã é de chuva, talvez ainda mais forte que a vista hoje. A chance de outro espetáculo como de hoje acontecer é grande e as surpresas, tão presentes hoje, poderão ocorrer mais uma vez.  

Nenhum comentário: