domingo, 4 de agosto de 2013

Doce vitória

Charlie Kimball saiu do lugar comum dos jovens pilotos americanos e foi à Europa para tentar chegar à F1. Começando na equipe Carlin, conseguiu um ótimo vice-campeonato na F3 Inglesa, tentando a sorte no competitivo certame europeu nos anos seguintes, mas em 2008 Kimball foi diagnosticado com Diabetes Tipo 1, o que atrapalhou sua carreira europeia. De voltas para os Estados Unidos em 2009, Charlie fez dois anos na Indy Lights antes de subir para a Indy na segunda equipe Ganassi. Com um largo patrocínio de uma empresa que trabalha na conscientização da Diabetes, Kimball não tinha feito muito em seu primeiro ano na Indy, mas em 2013 Charlie já vinha demonstrando bons desempenhos, como o segundo lugar em Pocono. Porém, ainda faltava a vitória. E ela veio hoje em Mid-Ohio.

Mesmo largando nas primeiras filas, Kimball ainda estava devendo à sua equipe devido a um acidente nos treinos onde destruiu seu carro. Pista bonita e da velha guarda, Mid-Ohio também não permite ultrapassagens fáceis e por isso a estratégia é sempre essencial na pista do meio oeste. E foi na base da estratégia e de uma tocada forte que Kimball saiu do lugar comum mais uma vez e rumou para a vitória. As primeiras voltas tinha uma fila liderada por Ryan Hunter-Reay, o pole, onde todos andavam próximos, mas ninguém passava ninguém. Kimball era o quarto desta fila, com pneus macios. Mesmo com Scott Dixon na briga pelo campeonato, Kimball tentou a ultrapassagem sobre o companheiro de equipe e, sem sucesso, resolveu mudar de estratégia, antecipando sua parada, transformando o que seria duas em três paradas. Com pista livre e ainda com pneus macios, Kimball voou na pista de Ohio. Seu principal concorrente também não era um dos favoritos à prova antes de começar.

O ótimo francês Simon Pagenaud resolvera largar com pneus duros, ao contrário da grande maioria. A diferença entre os dois compostos era absurda a favor dos macios, mas Pagenaud usou seu talento para se firmar no pelotão da frente e, por força do regulamento, só utilizar os pneus macios até o final da prova. Com janelas diferentes de pit-stops, Kimball e Pagenaud lideraram por várias voltas e a corrida seria decidida entre os dois já no final da corrida. Precisando recuperar tempo frente ao rival, que pararia a qualquer momento, Kimball deu de cara com o retardatário Ernesto Viso, que não aliviou em nenhum momento, da mesma forma que também não recebia nenhuma bandeira azul. Kimball deveria estar xingando até a oitava geração de Viso quando Pagenaud fez sua parada e retornou logo à sua frente. Porém, não demorou para Kimball elogiar toda a família venezuelana. Com pneus frios, Pagenaud não teve como segurar Viso e o piloto da Andretti não teve nenhum pudor em efetuar a ultrapassagem sobre o francês, deixando-o a mercê de Kimball, que vinha com pneus mais quentes e efetuou a ultrapassagem vitoriosa no único ponto de ultrapassagem claro. Depois disso Kimball caminhou tranquilo para sua primeira e muito comemorada vitória, para delírio de Chip Ganassi, que chegou a cair de emoção.

Outro quem tem muito o que comemorar em Mid-Ohio é Helio Castroneves. O brasileiro da Penske via sua liderança do campeonato bastante ameaçada ao largar apenas em 14º, enquanto Dixon era o terceiro. Porém, Castroneves também utilizou a tática de três paradas e combinado com a tradicional eficiência da Penske, pulou para as primeiras posições e, mais importante, à frente de Dixon. Scott resolveu seguir a estratégia mais convencional dos líderes, de duas paradas, e acabou se dando muito mal, ainda ultrapassando um melancólico Marco Andretti para pressionar Castroneves nas voltas finais. Com pneus duros contra os macios do rival, Helio usou sua experiência para segurar o rojão e aumentar sua vantagem no campeonato, que mesmo com Hunter-Reay chegando à frente, a briga deve ficar mesmo entre Castroneves e Dixon. E o brasileiro vem tendo mais sorte do que o normal, não se envolvendo em acidentes e revertendo problemas durante as corridas.

Numa rara prova sem bandeiras amarelas, Kimball provou que é possível ser um piloto profissional de ponta com Diabetes e Helio Castroneves foi valente para segurar Dixon e se manter ainda tranquilo na liderança do campeonato, pois ainda faltam muitas corridas para se definir o campeão de 2013.

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