domingo, 25 de agosto de 2013

Top-5

É até difícil encontrar adjetivos para expressar o que vem fazendo Marc Márquez em sua temporada de estreia na MotoGP. No texto inicial sobre a temporada 2013 da MotoGP, falei que o título seria disputado entre Daniel Pedrosa e Jorge Lorenzo, enquanto Marc Márquez e Valentino Rossi corriam por fora, mas se um deles conseguisse o título, seria uma bela história. E é exatamente assim que Márquez vem fazendo o seu debute na MotoGP. Considerado um fenômeno desde o seu título nas 125cc, Márquez fez a Honda usar sua força política para mudar a regra e traze-lo como piloto oficial. Cedo demais? A quinta vitória do ano em Brno, um recorde a mais batido por Márquez, mostra mais uma vez que não.

Como sempre, o pódio foi dominado por Márquez, Lorenzo e Pedrosa, os pilotos mais fortes desse ano, particularmente os dois primeiros. A largada de Lorenzo hoje foi algo inesquecível, onde o espanhol da Yamaha saiu costurando todos os seus adversários com a mesma facilidade de um habilidoso artesão. A alegria as equipes satélites, que ficaram com as duas primeiras posições do grid (Cal Cruthlow e Alvaro Bautista, respectivamente) durou, por sinal, apenas até a largada, pois logo atrás de Lorenzo vieram as duas Hondas de fábrica, com Márquez à frente de Pedrosa, que num primeiro momento, parecia mais próximo da ultrapassagem. Falsa impressão. O mesmo da vantagem aberta por Lorenzo na primeira volta. Numa pista onde se imaginava a Yamaha bem melhor do que nas corridas anteriores, a superioridade da Honda mostrou o contrário com a aproximação de Márquez e Pedrosa em cima de Lorenzo.

Chegou a ser comovente a determinação de Lorenzo em se manter na ponta, com seu olhar determinado flagrado espetacularmente pela transmissão da TV. Porém, a força da Honda fez Lorenzo sucumbir, mesmo que apenas no final. Com certeza Pedrosa ainda lembra da espetacular chegada do ano passado, quando ultrapassou Lorenzo na última curva, mas o espanhol viu Márquez o superar até nisso, pois Marc não apenas segurou Pedrosa sem muitos sustos, como tanto fustigou, que ultrapassou Lorenzo para mais uma vitória, a quarta seguida e a quinta no ano, aumentando sua diferença para o vice-líder Pedrosa para quase 30 pontos, até por que o esforço de Lorenzo em se manter na ponta detonou seu equipamento e por isso foi presa fácil de Pedrosa. Se Lorenzo é o piloto mais perigoso contra este domínio da Honda, a desvantagem não apenas técnica, mas de quarenta pontos ante Márquez deixa o jovem espanhol ainda mais tranquilo. 

Com Rossi cada vez mais decadente - infelizmente -  a MotoGP vai se monopolizando nos espanhóis, mas com Marc Márquez incomodando cada vez mais os veteranos compatriotas Pedrosa e Lorenzo. A história da temporada 2013 vem se mostrando o primeiro capítulo de um belo conto de um jovem fenômeno que vem tomando conta da MotoGP.

Um comentário:

Ron Groo disse...

E nasce outra lenda. Do mesmo quilate de Rossi.