domingo, 18 de agosto de 2013

Hat-trick

Os americanos adoram usar a palavra 'Hat-Trick', ou tirar o chapéu, numa tradução livre, para alguém que consegue três triunfos seguidos. Como essa expressão veio do hóquei, seriam três gols. No esporte a motor, essa expressão cai muito bem quem consegue três vitórias. Pois neste domingo Marc Márquez conseguiu dois 'Hat Trick'. Um pela terceira vitória consecutiva na MotoGP, deixando-o ainda mais isolado na liderança do campeonato. O outro pela terceira vitória na terra de Barack Obama em 2013, perfazendo um 100% de aproveitamento em todas as corridas americanas (Austin, Laguna Seca e Indianápolis) do calendário.

A corrida de hoje foi mais um exemplo de como a MotoGP atual é dominada pelos três espanhóis Márquez, Jorge Lorenzo e Daniel Pedrosa. Márquez largou na pole, mas foi superado pelos seus compatriotas mais experientes com até alguma facilidade, com Lorenzo se mantendo na ponta até onde deu, pois a sua Yamaha, hoje em dia, está atrás das Hondas dos seus adversários. Com sua pilotagem agressiva e mostrando muito talento, Lorenzo ficou na ponta da corrida por mais da metade, mas não conseguiu suportar o ritmo imposto por Márquez. O jovem espanhol de 20 anos perseguiu de perto seu companheiro de equipe Pedrosa por um terço da prova, mesmo estando claro que era mais rápido. Sem muita alternativa, Pedrosa tentava atacar Lorenzo, mas o piloto da Honda mostrou, também mais uma vez, o porquê ser chamado de arroz doce, pois seus tímidos ataques nem arranharam a confiança de Lorenzo.

Sem paciência, Márquez deixou Pedrosa para trás e rapidamente estava na rabeta de Lorenzo. Márquez demorou menos para efetuar a ultrapassagem e mesmo com Lorenzo ainda ficando próximo por algumas voltas, Marc conseguiu uma ótima vantagem no final para conquistar mais uma vitória na temporada e abrir 25 pontos para Pedrosa no campeonato, já que o espanhol ainda conseguiu completar a dobradinha da Honda no final da corrida. O que mais impressiona em Márquez é sua forma como ele constrói suas corridas como se fosse um veterano na MotoGP, onde ele erra muito pouco e demonstra uma velocidade tão grande quanto o do bicampeão Lorenzo e de um piloto com oito temporadas nas costas como o piloto oficial da Honda, como é Pedrosa.

Essa sequencia de vitórias vem deixando uma grande preocupação aos dois grandes espanhóis da MotoGP de outrora, mesmo que por motivos diferentes. Enquanto Lorenzo sofre com uma moto inferior aos dos rivais e que só mesmo seu talento é capaz de andar, nem que seja por alguns momentos, no mesmo ritmo da Honda. Pedrosa sofre com a empatia, velocidade e domínio de Márquez logo em seu primeiro ano, fazendo Pedrosa ficar em segundo plano na Honda e ver o espanhol ser o que a Honda esperava dele: dominar a MotoGP. O domínio do trio ibérico foi tal que o quarto colocado chegou 15s depois, mas Valentino Rossi contou uma bela história ao conseguir cinco posições desde a largada e efetuar uma ultrapassagem audaciosa sobre Cal Cruthlow na penúltima curva da corrida. A fase do italiano não é boa e está ficando bem claro que, hoje, ele não é capaz de andar no mesmo nível, por exemplo, do que seu companheiro de equipe Lorenzo, mas Rossi ainda tem vontade e determinação para conseguir os resultados possíveis. Um box que estará 'animado' depois da corrida será o da Ducati, pois além da péssima fase das motos vermelhas, Hayden e Doviziozo se estranharam feio na última volta, com o americano, já com o bilhete azul levado, ficando na frente.

Com uma corrida inteira de vantagem sobre os rivais, Márquez vai se consagrando como um fenômeno em potencial. As comparações dele com Lewis Hamilton na F1 seis anos antes são inevitáveis, mas Márquez parece ser mais focado e humilde do que o inglês. O que parecia bastante improvável no começo da temporada, se desenha muito plausível neste 2013: Marc Márquez campeão logo em sua temporada de estreia. 

Nenhum comentário: