segunda-feira, 16 de setembro de 2013

2014 será interessante

Não bastassem todas as mudanças ocorridas na F1 numa das silly-seasons mais animadas dos últimos tempos, a Indy se contagiou e surpreendeu nesta segunda-feira com a contratação de Juan Pablo Montoya por parte da Penske.

Desde que foi anunciado a sua não renovação pela Ganassi na Nascar, Montoya teve seu nome especulado em alguma equipe na Indy, vide seus resultados apenas medianos na stock americana. Obviamente a equipe Ganassi, onde Montoya fez sua fama no final dos anos 90, foi a primeira candidata, mas a saída do colombiano por falta de resultados deve ter sido demais para o ego de JP. Então apareceu com força a Andretti, com Michael elogiando bastante Montoya e chegando a procurar patrocínios, mas acabou por não dar certo. Neste final de semana mesmo foi anunciado que Montoya ficaria na Nascar numa equipe menor, a Forniture Row, e tudo parecia caminhar para isso quando o mundo do automobilismo foi surpreendido pelo anúncio desta tarde.

Juan Pablo Montoya é a prova cabal que não basta apenas ser rápido para fazer sucesso no automobilismo. Que o colombiano tem muito talento e velocidade, é inegável, mas sua cabecinha acabou por atrapalhar sua passagem na F1, onde tinha tudo para ser o anti-Schumacher, mas Montoya se preocupou demais nisso e seu ego grandioso, do tamanho de sua pança, não ajudou muito no trato com Williams e McLaren, suas equipes na F1. Porém, o estilo audacioso de Juan Pablo deixou saudades para os fãs da F1 e até mesmo sua marra o fez colecionar ídolos nos cinco anos e meio na categoria. Na Nascar, onde sua pança caberia sem maiores dramas, Montoya fez sucesso nos circuitos mistos, mas como esse tipo de traçado só acontece duas vezes num calendário de 36 provas, o desempenho de Montoyucho deixou a desejar, com duas vitórias apenas, mas nenhuma vez em oval. Mesmo a Ganassi não sendo uma equipe de ponta na Nascar, nos últimos tempos nem nos circuitos mistos Montoya vinha se destacando e acabou indo embora da equipe que o revelou de forma emocionante catorze anos atrás.

A contratação de Montoya, mesmo aos 37 anos e gordo como nunca, foi um golpe de mestre da Indy, pois mesmo longe do seu auge, Juan Pablo já venceu uma 500 Milhas de Indianápolis e, principalmente, tem muito carisma, particularmente com o público latino. A Penske terá em 2014 um trio de pilotos forte, já que Will Power é o melhor da turma, Castroneves deverá entrar no campeonato como campeão e Montoya querendo retornar aos tempos em que era considerado o melhor piloto de monopostos dos Estados Unidos. Tudo isso com a tradição e a força do time capitaneado por Roger Penske. Não apenas na F1 2014 será interessante... 

2 comentários:

Vinicius disse...

João

o que me diz disso aqui?

Pizzonia calado é um poeta...

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2013/09/17/pizzonia-revela-decepcao-com-frank-williams-e-concilia-pistas-e-triatlo.htm

João Carlos Viana disse...

Concordo...