domingo, 1 de setembro de 2013

Segurou!

A situação de Jorge Lorenzo até lembra um pouco o do seu compatriota Fernando Alonso. Com um equipamento inferior, o espanhol, também com uma gana enorme para vencer e se manter no topo de sua geração, tem que andar muito mais do que seu equipamento permite para se manter à frente dos rivais. Lorenzo tinha liderado em Indianápolis e Brno, mas sucumbiu a superioridade das Hondas de Pedrosa e, principalmente, de Márquez para terminar num amargo terceiro lugar, reclamando que fez de tudo, mas não havia sido o suficiente. Todos haviam visto que Lorenzo havia dado tudo, tudo mesmo nessas provas, mas vinha Márquez e destronava o bicampeão. Hoje, porém, foi um pouco diferente.

Uma diferença crucial foi que Márquez teve um acidente no warm-up onde teve o ombro esquerdo deslocado, o mesmo que atrapalhou a temporada de Lorenzo e Pedrosa nas provas anteriores. Como esses pilotos de moto são de borracha, Marc teve seu ombro colocado no lugar, tomou uma injeçãozinha e partiu para a largada, onde foi superado mais uma vez por Lorenzo, se especializando cada vez mais nesse quesito. O controle de largada da Yamaha está tão bom que Rossi pulou de sexto para terceiro na primeira curva. A marca de Iwata sabe que uma boa largada é essencial para se manter à frente da rival Honda. Pedrosa, antes considerado o melhor largador da MotoGP, não o fez, mas num ritmo alucinante, logo ultrapassou quem vinha pela frente e encostou na dupla que liderava, Lorenzo e Márquez. E assim esse trio ficou a corrida inteira.

Porém, nas voltas finais, o melhor equilíbrio da Honda começou a fazer efeito e Márquez partiu para cima de Lorenzo. Foram duas tentativas, uma faltando três voltas e outra na passagem final. Ambas foram rechaçadas com muita categoria por Lorenzo, particularmente na última volta, onde Márquez conseguiu uma ultrapassagem sensacional nas últimas curvas, mas escapou na penúltima e deu o espaço que Lorenzo necessitava para botar por dentro e vencer depois de muito tempo. A vitória do piloto da Yamaha servirá, neste momento, muito mais para aumentar seu moral no campeonato, pois Lorenzo ainda está em terceiro no Mundial, 39 pontos atrás de Márquez, que ainda goza de uma boa vantagem no campeonato e não pareceu ter sido muito afetado, aparentemente, pela sua contusão. E o vice Pedrosa? Em melhores condições físicas do que Márquez, Dani não tentou uma única ultrapassagem, preferindo ver de longe seus rivais brigar pela vitória. Ainda no quesito decepções, o local Cal Cruthlow, envolvido no acidente com Márquez, chegou num obscuro sétimo lugar, enquanto Valentino, apesar da ótima largada, foi mais uma vez coadjuvante dos líderes do campeonato com o terceiro quarto lugar consecutivo.

Mesmo sem poder descontar muito no campeonato, essa vitória de hoje poderá ser crucial para Lorenzo, que voltou a vencer após sua sequencia de acidentes que atrapalhou sua defesa de campeonato. Para Márquez, esse segundo posto não foi de todo ruim, pois continua abrindo para o seu companheiro de equipe, enquanto a diferença segue grande na luta pelo seu primeiro título, mas Lorenzo provou que, com um equipamento inferior, é capaz de lutar com todo o seu talento contra a força da Honda e a impetuosidade de Márquez. 

4 comentários:

Vinicius disse...

Viu a ``banana´´ que o Lorenzo deu ao final da prova?

A ``banana´´ foi pro Marquez ou pro Rossi?

depois Lorenzo não sabe porque é odiado...

é sempre bom ver Marquez ou Rossi vencendo
do que Lorenzo,Pedrosa ou Stoner(o trio ``simpatia´´).

João Carlos Viana disse...

Sinceramente não reparei, mas é bem típico de Lorenzo!

Vinicius disse...

Foi no final da prova,após ter vencido,o Marquez esta se aproximando pra cumprimenta-lo quando o Lorenzo fez a ``banana´´ pras câmeras.

Se foi uma resposta ou episódio de Jerez ou foi pro Rossi ou qualquer outra coisa,ninguém vai saber.

Vinicius disse...

Viu o que aconteceu na Indy em Baltimore?

se fosse o inverso(Franchitti ou Kimball torpedando Castroneves da mesma forma do que Power acabou de fazer com Dixon) o quer ia ter de gritaria por aqui,principalmente da dupla da Band Sports que está comentando...