sábado, 15 de março de 2014

E a galera vibra!

A classificação de hoje será um prato cheio para os detratores de Sebastian Vettel. Seja no seco ou no molhado, o atual tetracampeão não foi capaz de andar próximo do seu novo companheiro de equipe Daniel Ricciardo e depois de um longo tempo, Vettel teve que abandonar seu Red Bull no box no final do Q2, tendo que se conformar com uma décima segunda posição no grid amanhã, enquanto Ricciardo levava o problemático Red Bull ao Q3 e brigar de igual para igual com os dominantes Mercedes, para delírio do público australiano, que pelo jeito não sentirá muita falta de Mark Webber. 

Por sinal, a Red Bull foi a equipe que comemorou mais a classificação, mais até do que os donos da pole, a Mercedes. Hamilton e Rosberg dominaram os treinos livres e nem a chuva interrompeu o que parece ser um início de domínio da marca alemã frente aos adversários, principalmente pelo motor, exemplificado com os seis carros da Mercedes no Q3, contra quatro do resto. Hamilton teve a sorte de completar a sua penúltima volta rápida no Q3 antes da bandeirada e ainda ter uma última chance de bater o tempo de Rosberg, que vinha mais rápido até o momento e não teve a mesma chance. Numa pista mutável, Hamilton usou bem essa vantagem para superar Rosberg e ainda viu Ricciardo ficar com um lugar na primeira fila. Nico parecia decepcionado, bem ao contrário de Ricciardo, que conquistou seu melhor resultado na carreira em uma classificação e mostrou que menosprezar a Red Bull pode ser um erro grave para todas as demais equipes de ponta. Meio que mostrando aos rivais, a comemoração efusiva da Red Bull nos boxes era uma forma de resposta para quem esperava os atuais tetracampeões brigando com as nanicas na primeira prova, enquanto Helmut Marko vibrava com o bom desempenho de Ricciardo, uma aposta sua.

Continuando o bom momento dos jovens pilotos, o estreante Kevin Magnussen viu seu companheiro de equipe Jenson Button ficar pelo caminho no Q2 e o dinamarquês conseguiu um ótimo quarto lugar, mesmo que distante da briga pela pole. Outro novato festejado foi Daniil Kvyat, que levou seu Toro Rosso ao Q3 e mesmo tendo rodado e ter ficado bem atrás de Jean-Eric Vergne, levou sua cota de tapinhas nas costas. No reino da Ferrari, Alonso foi bem superior a um apagado Raikkonen, que viu problemas em profusão em seu carro, além de problemas com o tráfego que o fez ficar pelo caminho no Q2, mas Alonso pareceu sem ter muito o que fazer contra as outras equipes de ponta e teve que se conformar com uma quinta posição. A badalada Williams foi, ao lado da Toro Rosso, a única equipe a colocar seus dois carros no Q3, mas o carro não funcionou na chuva e com a conhecida inaptidão de Felipe Massa em pista molhada, fechou o Q3, sendo que Bottas perderá cinco posições por um câmbio quebrado. Houve equipes com problemas, como a Sauber, mas nenhuma se destacou tanto com a Lotus, que largará na última fila, sendo que Maldonado sequer marcou tempo. Felipe Massa e Nico Hulkenberg, que teve outro bom desempenho hoje, devem estar aliviados por terem se livrado desse mico auri-negro!

Se a espera pelos treinos era de formar uma opinião mais sólida de como seria 2014 na F1, a chuva estragou tudo e ela está prevista para aparecer no domingo, embaralhando novamente as cartas. Porém, a chuva não poderá esconder os problemas de confiabilidade que poderão acometer alguns carros, além do consumo de combustível. Amanhã poderá ser um dia histórico para a F1.

Um comentário:

Vinicius disse...

E quem é que sente falta de Mark Webber,João?

Ninguém sente falta dele.