domingo, 13 de abril de 2014

O que eu vou dizer lá em casa Lorenzo?

Mesmo com a notória superioridade da Honda atualmente, a solidez, o talento e a garra de Jorge Lorenzo salvava um campeonato que tendia a ser enfadonho ano passado. Porém, o erro de Jorge Lorenzo hoje em Austin entrou para os anais como uma das maiores gafes de um piloto de ponta numa corrida de alto nível dos últimos tempos. A largada é o momento mais adrenalizante de um fim de semana, onde corridas podem ser decididas ou, normalmente, terminadas. Com 95 largadas no currículo, com a pressão de uma Honda ainda mais forte em 2014 e com Márquez dominando o final de semana norte-americano, Lorenzo queimou a largada de forma ridícula, avançando vários metros antes que a luz vermelha se apagasse, num dos maiores micos dos últimos tempos, deixando todos os pilotos a seu redor estupefatos com o erro do espanhol da Yamaha.

Porém, pelo ritmo das Yamahas oficiais, Marc Márquez dificilmente teria algum problema em passear em Austin. Quando Lorenzo foi para os boxes ainda antes de terminar a primeira volta, Márquez assumiu a ponta e de lá só foi ameaçado por ele mesmo e na última curva da última volta. Já fazendo sinais para a torcida, Márquez se desconcentrou na última freada da corrida e quase perdeu o controle de sua Repsol Honda quando a bandeirada estava à sua vista, para desespero e susto para a equipe Honda, mas Márquez recebeu a bandeirada confortavelmente na ponta, com Daniel Pedrosa muito atrás para tentar qualquer coisa contra seu companheiro de equipe. Em terceiro chegou a Ducati de Andrea Doviziozo, que venceu uma boa batalha contra a Honda satélite de Stefan Bradl, que pareceu ter ficado bastante chateado por não ter conseguido um pódio.

Com Lorenzo em último na primeira volta, as atenções da Yamaha se voltaram para Valentino Rossi, que largou mal e estava em nono após a primeira volta, mas o multi-campeão partiu para o ataque e rapidamente estava lutando pelo pódio, mas de forma abrupta, foi perdendo rendimento até cair para oitavo, andando mais de 4s mais lento que Márquez. O ritmo de Rossi era tão lento que Lorenzo, que terminou em décimo, não chegou muito atrás do companheiro de equipe. Literalmente um dia negro para a Yamaha, que nesse momento não tem ritmo para se igualar a fortíssima Honda.

Com uma temporada perfeita até aqui, com duas vitórias em duas corridas, Marc Márquez parte impávido para o bicampeonato, enquanto Daniel Pedrosa, se não tiver um super agente, já deve estar procurando os classificados uma hora dessa, pois com a mesma moto, sequer arranha a liderança de Márquez. A cara de Lorenzo quando chegou aos boxes mostrou bem o tamanho do seu problema e com 44 pontos de desvantagem, sua tarefa rumo ao tricampeonato vai se tornando cada vez mais árduo.

Um comentário:

Vinicius disse...

Mico maior que o do Lorenzo,só mesmo o do Stoner em Valência 2009...

Mas na Argentina,a Yamaha estará melhor,e Valentino também.