domingo, 6 de julho de 2014

A volta de JP

A reestreia de Juan Pablo Montoya na Indy, após um hiato de catorze anos, vinha sendo discreto. Normalmente ficando bem atrás dos seus dois companheiros de equipe na Penske, Montoya chegou a ter corridas tão ruins, que seu retorno à Indy foi posto à prova. Será que valia a pena? Porém, as últimas corridas foram uma espécie de resposta do colombiano. Mais acostumado a correr em ovais devido aos seus anos na Nascar, Montoya já tinha feito uma boa corrida no Texas. Em Houston, no final de semana passado, Montoya conseguiu um pódio na primeira bateria. Contudo, para JP, isso era muito pouco. 

No velho circuito trioval de Pocono, Montoya mostrou que sua readaptação à Indy está cada vez melhor e utilizando a força da Penske, voltou a vencer na categoria. Mas se em Houston o pódio foi quase que ocasional, nas 500 Milhas de Pocono Juan Pablo deu um show. Largando na pole, Montoya permaneceu a prova inteira no pelotão que brigou pela vitória, conseguindo economizar combustível mesmo mantendo uma boa velocidade. O colombiano chegou a cair para terceiro algumas vezes, mas essa posição foi o máximo que Montoya se permitiu cair. Juan Pablo foi sublime e mesmo ameaçado por uma tática diferente de Tony Kanaan no final, o colombiano venceu com todos os méritos e já aparece no top-5 da classificação do campeonato.

A festa em Pocono só não foi completa para a Penske por mais uma asneira de Will Power. Começo a sentir que um 'case' psicológico deveria ser feito em Power e sua mania de jogar oportunidades valiosas de disparar no campeonato pela janela. Power, Montoya e Castroneves lideraram boa parte das 500 Milhas em Pocono, mas a liderança estava sendo disputada diretamente entre Montoya e Power, quando a única bandeira amarela da tarde apareceu devido a uma rodada de Graham Rahal. Carros agrupados, a relargada viu Power ser ultrapassado por Montoya e quando estava prestes a perder a posição para Castroneves, com quem briga pela campeonato, Power ignorou a regra de mudar apenas uma vez de direção enquanto defende a posição e por pouco não causa um sádico acidente com Helinho. Porém, a direção de prova estava atenta e puniu justamente o australiano, que saiu da briga pela vitória e mesmo ainda na liderança, a corrida de hoje tinha os pontos dobrados e Castroneves encostou novamente no campeonato. Se serve de consolo para Power, Castroneves também tem fama de amarelar no final...

Contudo, quem fez a festa foi o terceiro piloto da Penske. Juan Pablo Montoya chegou a ser piada quando deixou a F1 em 2006 com muitos quilos acima do peso ideal e se mandou para a Nascar. Foi criado um 'Montoyometro', destacando sua carreira nada auspiciosa na principal categoria americana de automobilismo. Mesmo tendo uma ligação histórica com a Ganassi, Montoya foi demitido da equipe na Nascar sem muita cerimônia e encontrou abrigo na gigante Penske. A aposta foi arriscada, mas o velho Capitão Roger Penske começa a colher os frutos dessa volta de Juan Pablo Montoya.

Nenhum comentário: