domingo, 20 de julho de 2014

Retorno gaulês

Certa vez Helio Castroneves deu uma declaração bastante infeliz sobre os pilotos da F1, onde dizia que respeitava poucos deles, uns quatro ou cinco. Olhando de um outro ângulo, o mundo do automobilismo só respeita uns quatro ou cinco pilotos da Indy. E desta lista, não incluo Helio Castroneves. Porém, coloco Sebastien Bourdais.

Para quem não recorda, o francês dominou a Champ Car em seus anos derradeiros, conquistando o tetracampeonato com os pés nas costas. Apesar da pouca resistência dos demais pilotos e equipes, Bourdais se mostrava um piloto diferenciado, demonstrando grande talento em cada uma das quatro conquistas, tanto que ele conseguiu uma sonhada, e até mesmo cobrada, passagem pela F1. Aí, Bourdais deu azar. A F1 já tinha sérias restrições de testes e com isso o francês não teve muito tempo de adaptação com o seu Toro Rosso, além de Bourdais ter que mudar a mentalidade de sair da melhor equipe da Champ Car (a saudosa Newman-Hass) para uma equipe média na F1. Porém, a pá de cal foi Bourdais ter que dividir a equipe com um novato Sebastian Vettel louquinho para mostrar serviço. Foi um massacre por parte do alemão, mas ainda assim Bourdais mostrou talento ao pontuar algumas vezes e mesmo dispensado da F1 na metade de 2009, Bourdais não saiu como uma grande decepção como foi Michael Andretti ou Alessandro Zanardi.

No entanto, Bourdais demorou a voltar ao seu habitat natural, no automobilismo americano. A Champ Car havia sido engolida pela IRL e a Indy voltava a ser uma só. Quem não estava naquele biênio 2008/09, perdeu o bonde do tempo e o francês só conseguia andar em equipes pequenas e sua adaptação, assim como ocorreu na F1, também foi demorada. Porém, mesmo com mais de 35 anos de idade, Bourdais dava mostras de desenvolvimento e foi contratado esse ano pela KV para o lugar de Tony Kanaan.

Se Bourdais não tem o mesmo carisma de TK, ao menos tem talento similar (por curiosidade, Tony Kanaan está na minha lista de pilotos respeitáveis da Indy, ao lado do próprio Bourdais, Dixon, Power, Montoya e Hunter-Reay). Após sofrer com os erros da KV, Bourdais teve um final de semana até agora de luxo em Toronto. Na corrida número um da rodada dupla, Bourdais foi perfeito da primeira a última volta e voltou a vencer uma corrida na Indy após seis anos com extrema categoria. Castroneves fez uma corrida para chegar e terminou em segundo, enquanto Kanaan mostrava sua evolução na Ganassi com um terceiro lugar, após um péssimo início de temporada.

Sem estar entre as três equipes grandes da Indy (Penske, Ganassi e Andretti), Sebastien Bourdais está longe de lutar pelo título, mas a forma como dominou hoje em Toronto, o francês está mais do que pronto para repetir os bons tempos na Champ Car e conseguir outras vitórias.

Um comentário:

walter disse...

Genial!
Aprendi a respeitar esse gaulës!