segunda-feira, 21 de julho de 2014

Figurão(ALE): Kimi Raikkonen

O que passa com Kimi Raikkonen? Essa deve ser a pergunta de nove entre dez funcionários da Ferrari. O que está acontecendo com o piloto que chegou a brigar pelo vice-campeonato no ano passado à bordo de um Lotus cheio de problemas extra-pista e chegou à Ferrari para pressionar Fernando Alonso? Kimi Raikkonen tem um gênio complexo, bem diferente dos pilotos atuais e isso é ótimo para os fãs, mas talvez nem tanto para as equipes, ainda mais agora, tão acostumadas com pilotos sem muita personalidade. As dificuldades de Raikkonen com o novo regulamento já deveria estar superado por um piloto do calibre do finlandês uma época dessa da temporada, mas Kimi continua bem aquém do esperando. Nesse final de semana em Hockenheim, vimos mais do mesmo Raikkonen na versão 2014. Conseguindo um tempo razoavelmente próximo de Alonso na classificação, o finlandês esteve longe do companheiro de equipe em termos de ritmo de corrida, não sendo capaz de acompanhar a combatividade de Alonso, que levou a Ferrari para uma boa quinta posição, enquanto Raikkonen ficou uma volta atrás do líder em décimo primeiro lugar, ou seja, fora da zona de pontuação. Mesmo numa estratégia um pouco diferente de Alonso, Raikkonen foi sombra de si mesmo nos bons tempos e sua paciência, assim como a da Ferrari começa a acabar. O finlandês já soltou que não ficará na F1 quando seu contrato com a Ferrari acabar no final de 2015, o problema é que a Ferrari já demonstra sinais de que está cansando do péssimo desempenho de Kimi que fez com que os italianos perdessem a terceira posição no Mundial de Construtores para a Williams e justamente um dos motivos alegados para trazer Raikkonen de volta à Ferrari, reavivando uma rara dupla de campeões do mundo na casa de Maranello, foi que Kimi poderia trazer pontos valiosos para o Mundial de Construtores, algo que Felipe Massa não vinha fazendo de forma satisfatória. Contudo, Kimi Raikkonen está bem pior do que Felipe Massa nos últimos anos e já há quem pense que a Ferrari poderá tomar a atitude de 2009, quando pagou uma multa à Raikkonen para quebrar o contrato do finlandês e trazer Alonso. E como aconteceu cinco anos atrás, Raikkonen parece de saco cheio e nem aí se isso acontecer. A Ferrari esperava ter contratado o Kimi Raikkonen cheio de fibra de 2007. Acabou trazendo o desmotivado Kimi Raikkonen de 2009!

Nenhum comentário: