sábado, 26 de julho de 2014

Sal grosso

Essa temporada 2014 da F1 vem se caracterizando pelo enorme domínio da Mercedes e pela falta de sorte de alguns pilotos, incluindo aí, justamente um dos pilotos da Mercedes. O que vem acontecendo com Lewis Hamilton nas duas últimas provas é digno de se chamar uma benzedeira para os boxes da Mercedes, começando pela acidentada semana da equipe, quando Toto Wolff chegou com um braço quebrado por uma queda dr bicicleta múltipla, envolvendo vários membros da Mercedes. Hamilton vinha dominando todos os treinos livres e era o favorito para este final de semana e, mais especificamente, para a classificação em Hungaroring, pista onde tradicionalmente quem fica na primeira fila caminha 80% rumo à vitória. Pois nem deu para ver do que Hamilton seria capaz, quando o pobre inglês se preparava para a sua primeira volta rápida no Q1, seu carro foi envolto em chamas num provável vazamento de combustível.

Enquanto isso, Nico Rosberg teve sua boa sorte novamente comprovada quando uma leve chuva apareceu no início do Q3 e o alemão era o primeiro a abrir volta rápida. Rosberg saiu da pista ainda na curva um, praticamente dando adeus às chances de ser o pole, mas eis que segundos depois Kevin Magnussen bate forte na curva um e uma bendita (para Rosberg) bandeira vermelha apareceu para retirar o carro do dinamarquês e mandar a chuva embora. Foi tempo também para Rosberg se recuperar e frustrar qualquer chance da Red Bull conseguir sua primeira pole nesse ano, com o alemão virando meio segundo mais rápido do que Vettel quando o cronometro já estava zerado e com a pista seca. Depois de um Q3 atribulado, Nico Rosberg ainda ficou com a pole, enquanto que do outro lado do boxe da Mercedes, um carro com a traseira toda tostada jazia, assim como estava tostado os neurônios e o psicológico de Lewis Hamilton. Sorte de campeão?

O treino também teve o azar de Kimi Raikkonen, vítima de um erro de cálculo da Ferrari, que não foi à pista no final do Q1 e fez com que o finlandês assistisse de camarote Jules Bianchi fazer outro grande trabalho com a Marussia e deixar Kimi pelo caminho, com sua vaga na Ferrari cada vez mais ameaçada justamente por... Bianchi! Outro piloto que não está sendo muito bafejado pela sorte é Felipe Massa, mas num treino sem maiores problemas, o brasileiro levou quase meio segundo do terceiro no grid, Bottas. Tomara que a cabeça de Massa não esteja começando a sofrer com todos os seus problemas nessa temporada. Já Vettel, azarado de outrora, fez sua mágica com seu Red Bull e foi o segundo colocado, dando até pinta que poderia ser o pole, mas o alemão foi triturado pelo compatriota Rosberg. E falando em sal grosso, outro postulante à uma benzedeira das fortes é Pastor Maldonado. O venezuelano já está sofrendo com o carro ruim que tem mãos. Sofre por ter largado o hoje segundo melhor carro do pelotão. Sofre com os justificados apelidos de maluquinho. E Maldonado ainda sofre com um carro que lhe deixou na mão da mesma forma de Hamilton, provavelmente largando lado a lado na última fila amanhã.

E para amanhã o script mostra uma vitória tranquila, sem grandes arroubos de Nico Rosberg. Mostra também um Lewis Hamilton vindo que nem um louco para cima de quem esteja na frente, com o diferencial de Hungaroring ser um circuito onde recuperações só ocorram em eventos isolados e/ou com precipitações. E amanhã há quem diga que a leve chuva de hoje chegue mais cedo e com bem mais força. Se for o caso, rasguem esse script para amanhã! 

Um comentário:

Ron Groo disse...

E foi a primeira prova com pista molhada, total ou parcialmente, que o Butts não ganhou.