sábado, 17 de novembro de 2007

Quem é rei nunca perde a majestade


Com a ratificação definitiva do título de Raikkonen, podemos falar mais sobre o início da temporada 2008 da F1 nesta semana em Jerez. E não resta dúvida que o maior destaque foi o incrível desempenho de Michael Schumacher em uma volta rápida à F1.

Me lembro que Jacques Villeneuve foi chamado pela Renault do final de 2004 para substituir o recém-demitido Jarno Trulli nas últimas corridas daquele ano. O canadense estava fora da F1 havia quase um ano, após sua demissão da BAR e assim justificou seu péssimo desempenho, quando o máximo que conseguiu foi um décimo lugar. Villeneuve se disse impressionado com a evolução dos carros em menos de um ano e tinha estranhado o comportamento do Renault. Quando Schumacher foi convidado (ou se convidou) para testar a Ferrari sem controle de tração em Jerez nesta semana, eu esperava um piloto enferrujado e até mesmo bem mais lento que o Massa e Badoer, seus companheiros de equipe no teste. Michael só andou nos dois primeiros dias. E foi mais rápido em ambos. E com sobras!

Ok. Em testes as equipes podem regular o carro da maneira que quiser, mas colocar meio segundo em Massa foi incrível. Por mais que o brasileiro erre muito, não resta dúvidas que Felipe é muito veloz numa volta rápida. E Michael colocou 0.555s em Massa... Tenho uma teoria meio polêmica de que, se Schumacher tivesse corrido esse ano, teria vencido o campeonato com muito mais facilidade do que o dramático e suado triunfo de Raikkonen. Uma coisa é Raikkonen ou Massa vencer. Outra é os adversários enxergarem na lista de tempos o nome M Schumacher no topo. Abala psicologicamente. Queira ou não, goste ou não. E provando que Schumacher ainda mexe com os adversários, todos ficaram se perguntando se esse teste foi apenas uma brincadeira ou era algo mais sério...

Um comentário:

Arthur Simões disse...

Olá Joao Carlos
Estou acompanhando os testes em Barcelona e nao acho que esse melhor tempo de Schumacher possa ser levado em consideraçao ,porque analisando os tempos nesse dia em que ele narcou o melhor tempo com os do dia 15 os tempos diminuiram bastante e massa foi o mais rapido,acho que os pilotos usaram aquele dia para ajustar os carros e por isso schummacher foi o mais rapido ,se ele corresse no dia 15 nao seria o primeiro com certeza.

Obrigado por tirar minha duvida sobre o texto anterior
Comentarei sempre que puder
Abraço