sábado, 15 de junho de 2013

Briga à dois

O final de corrida em Milwakee pode ter sido de sentimentos ambíguos para Helio Castroneves. Largando em 17º, o piloto da Penske ousou na estratégia e no desenrolar da corrida estava brigando pela vitória junto a Takuma Salo e Ryan Hunter-Reay, recebendo a bandeirada em segundo. O outro lado é ter sido superado por Hunter-Reay no final da corrida e ter visto a diferença para o americano diminuída e com o representante da Andretti agora em segundo lugar no campeonato. Hunter-Reay é bem mais confiável do que Marco Andretti, então segundo colocado no campeonato, e o time Andretti vem bem mais forte do que no ano passado, além do fato de Ryan ser mais experiente e já ter um campeonato no currículo, como não é o caso de Castroneves, zerado em número de títulos na carreira.

A prova em Milwakee teve uma corrida sem muitos sobressaltos, com poucas bandeiras amarelas. Marco Andretti, mesmo vice-líder do campeonato, provou que não tem estrela de campeão quando teve um problema no reabastecimento em sua primeira parada e logo depois parou seu carro com problema mecânico. Marco foi um pole dominante, mas mesmo sem sua culpa, ele ainda se mete em confusões e perdeu pontos importantes na luta pelo campeonato. Com duas bandeiras amarelas nas primeiras trinta voltas, alguns pilotos mudaram sua estratégia, como foi o caso de Takuma Sato e Helio Castroneves que, no desenrolar da corrida, estariam na ponta da corrida. Sato chegou a perder o controle do carro e apesar da torcida do pessoal da Bandsports para o japonês bater no muro, Takuma não satisfez os anseios de Celso Miranda e acabou se mantendo em primeiro, segurando Helio. 

Porém, os carros da Andretti eram os melhores desde os treinos e Ryan Hunter-Reay atropelou no final, ultrapassando Sato e Helio, disparando na frente. Uma última bandeira amarela provocada por Bia Figueiredo (o que essa moça ainda faz na Indy?) estragou a estratégia de Sato, que havia acabado de parar, mas não fez com que Hunter-Reay diminuísse o ritmo, disparando na relargada e deixando Castroneves na poeira, que ainda foi pressionado fortemente por um surpreendente Will Power, muito bem no oval de Milwakee. Demonstrando o quão o campeonato é dominado pelo binômio Penske-Andretti, Ernesto Viso e Jamie Hinchcliffe completaram o top-5. Só Marco Andretti não estava nas primeira posições, devido a problemas em seu carro.

Hunter-Reay agora lidera a equipe Andretti na luta com a Penske de Helio Castroneves. Com a Ganassi tendo problemas com os motores Honda, só essas duas equipes lutarão pelo titulo a partir de agora, muito provavelmente com Hunter-Reay e Castroneves.

Nenhum comentário: