domingo, 9 de junho de 2013

Contando com a experiência

Para quem acompanha este blog, sabe que Helio Castroneves está longe de ser o piloto dos meus sonhos. Mais midiátrico do que talentoso, o brasileiro vai se segurando na Penske há treze anos basicamente por andar bem e de forma consistente em um único circuito da Indy: justamente o mais importante, Indianápolis. Graças a essa sua inconstância, Castroneves nunca venceu um campeonato, apesar de já ter liderado vários graças às suas vitórias esporádicas. Ontem no Texas, o piloto de Ribeirão Preto fez uma corrida perfeita, onde usou o bom acerto da Penske em circuito ovais e sua experiência para faturar a prova no rápido trioval.

Desde a morte de Dan Wheldon, a Indy praticamente acabou com as perigosas e ensandecidas corridas lado a lado no Texas. Para mim é um alívio não ver mais um pelotão de carros quase tocando rodas a mais de 350 km/h. O Texas já foi palco de acidentes terríveis, acabando com as carreiras de Davey Hamilton e Kenny Brack. Por isso não foi surpresa nenhum acidente ter sido registrado ontem e a corrida teve apenas três bandeiras amarelas devido a pequenas causas. Will Power, o homem dos circuitos mistos, conseguiu largar na pole, mas o australiano estava tão à vontade no Texas como Ed Carpenter nos circuitos mistos. Rapidamente Power foi engolido pelo pelotão, com a Andretti muito forte, assim como Castroneves. O brasileiro da Penske não demorou para assumir a ponta da corrida e não mais largar. Como em toda prova em oval, o final é sempre emocionante devido às estratégias. Castroneves usou sua experiência em levar seu carro, economizando combustível, a não ser ameaçado por Ryan Hunter-Reay e recebeu a bandeirada com folgados 5s sobre o americano. O ritmo da corrida foi tão forte, que apenas cinco carros receberam a bandeirada na mesma volta.

Entre eles estava Tony Kanaan, que foi muito rápido nos treinos livres, mas decepcionou na Classificação ao ficar em 13º, mas usando as suas famosas relargadas e uma estratégia mais agressiva no final, o baiano subiu para terceiro e com um ritmo forte, se aproximava perigosamente de Hunter-Reay. Agora em quarto no campeonato, Kanaan seria um piloto seríssimo candidato ao título, mas a pequeneza de sua equipe poderá atrapalha-lo nos momentos decisivos do campeonato. Com a vitória e um problema com Marco Andretti que o fez perder muito tempo no meio da prova, Helio Castroneves deu uma disparada boa no campeonato, mas assim como sua comemoração de subir os alambrados após as vitórias são conhecidas, também o é sua inconsistência, mas até o momento, Helio está quebrando essa escrita.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Gosto mais do Tony. Acho este cara intragável.
E muito, mas muito supervalorizado.

João Carlos Viana disse...

Concordo contigo em tudo Groo!