sábado, 29 de junho de 2013

Homens de borracha

Sempre achei os pilotos do Mundial de Motovelocidade meio loucos não apenas pelas suas manobras em cima de duas rodas a mais de 300 quilômetros por hora, mas principalmente pela sua coragem frente à contusões. Porém, o que Jorge Lorenzo fez hoje entrou para a história. O espanhol da Yamaha sofreu um acidente muito forte ainda na quinta-feira em Assen, lembrando que o mítico TT holandês é realizado desde 1949 aos sábados. Com a clavícula esquerda quebrada em três locais, Lorenzo voou imediatamente para Barcelona, onde foi submetido a uma cirurgia reparadora de duas horas nesta sexta-feira. Após receber alta, Jorge viajou de volta para a Holanda ainda sexta-feira à noite para conseguir correr. E de forma inimaginável, Lorenzo correu!

A corrida em Assen foi cheio de fatos históricos. Após três anos de seca, Valentino Rossi fez uma prova perfeita e rapidamente deixou as duas Hondas para trás, assumindo a ponta da corrida para não mais deixa-la. Rossi voltou aos bons tempos e todo o público parecia feliz com isso. Quando Rossi ultrapassou Pedrosa de forma definitiva, Assen veio abaixo como se Robben tivesse feito um gol numa final de Copa do Mundo.  Lin Jarvis, chefe da Yamaha, vibrou demais também. Sem muitas chances de título, Rossi provou que ainda é capaz de ser competitivo e vencer corridas, mesmo tendo que enfrentar o trio espanhol, cada vez mais forte. Marc Márquez foi segundo, mas ele também estava sofrendo com problemas físicos após uma queda no terceiro treino livre que resultou em duas fraturas, uma na mão e outra no pé. Mesmo estreante, Márquez vai aprendendo e mostrando o fenômeno que é e será no futuro. Cruthlow largou na pole, a primeira de uma equipe satélite em anos, mas não resistiu a largada forte dos pilotos da Repsol Honda. Contudo, o inglês se recuperou e com ultrapassagens decididas, quase deixou Márquez para trás, só não o fazendo após levar um susto na abertura da última volta.

Daniel Pedrosa perdeu uma chance de ouro para se estabelecer ainda mais na ponta do campeonato. O espanhol chegou a liderar a corrida, mas foi perdendo de rendimento e sendo ultrapassado até cair para quarto. Pedrosa é rápido, mas ainda falta um quê de campeão, um algo mais, algo que Jorge Lorenzo mostrou de sobra hoje. Largando em 12º por força do regulamento, Lorenzo rapidamente pulou para quinto e deixou Cruthlow praticamente na carteirada, mas seu ritmo foi diminuindo até de forma esperada e perdoada. No final da corrida, Lorenzo, quinto colocado, mal levantava seu braço esquerdo e chorava de dor e de emoção pelo feito conseguido. Além do mais, apenas uma posição atrás de Pedrosa, Lorenzo saiu muito no lucro no campeonato e sendo aplaudido por toda a equipe. E são palmas mais do que merecidas. O espanhol pode ser arrogante, mas temos que tirar o chapéu para o que Jorge Lorenzo fez hoje em Assen.

Nenhum comentário: