domingo, 16 de junho de 2013

Trio Iraquitana

O Mundial de MotoGP está sendo amplamente dominado por três pilotos espanhóis e correndo em casa, no já tradicional circuito de Barcelona, Jorge Lorenzo, Daniel Pedrosa e Marc Márquez, nessa ordem, deixou seus adversários para trás e completaram as 25 voltas da corrida nessa formação. A proximidade entre os três trouxe uma certa apreensão do que poderia acontecer, mas a realidade foi que o trio se respeitou bastante e na única tentativa mais séria de ultrapassagem, Márquez quase caiu quando colocou por dentro de Pedrosa, mas o jovem de 20 anos deve ter se lembrado que Pedrosa não apenas é o líder do campeonato, como também é seu companheiro de equipe, ao contrário do que aconteceu em Jerez com Lorenzo.

Conhecendo Pedrosa desde criança, Jorge Lorenzo sabe que se o compatriota e rival ficar na frente nas primeiras voltas, a tendência é Dani disparar e vencer a corrida. Por isso Lorenzo tirou forças não se sabe da onde e anulou a principal característica de Pedrosa, que é a largada, e superou o piloto da Honda, que largara na pole, ainda antes da freada da primeira curva. Essa ultrapassagem, onde Pedrosa ainda tentou ir para cima em alta velocidade no retão, praticamente definiu a vitória para Lorenzo, pois Pedrosa ficou na indecisão se atacava Lorenzo, ou se defendia de Márquez, dono da segunda melhor largada do dia, pulando de sexto para terceiro. E assim os três passaram a corrida toda, com a diferença não passando de 1s entre eles, até os pneus de Pedrosa irem embora e Dani ser ameaçado por Márquez no final.

Mesmo com a Yamaha sendo inferior a Honda, Lorenzo vai tirando a diferença no braço e se aproxima de forma cristalina de Pedrosa no campeonato. Já para Dani, a situação vai se complicando. Sempre tive a sensação de que Pedrosa teve um certo medo de Lorenzo. Talvez algum psicólogo pode explicar isso, mas são raras as vezes em que Pedrosa derrota Lorenzo numa disputa corpo a corpo. Talvez por Lorenzo aparentar ser mais forte fisicamente, mas a realidade é que Pedrosa viu Lorenzo se igualar em vitórias a ele e para piorar as coisas, Marc Márquez vem que nem um furacão para cima dele. A tirada de mão de Márquez na sua tentativa de ultrapassagem foi uma forma de respeito, mas Marc já está no mesmo nível de Pedrosa com o mesmo equipamento, mas com a tendência de crescimento. Ao contrário de Valentino Rossi, um quarto colocado distante, que parece sem forças para enfrentar a força dos jovens espanhóis.

E assim a banda toca na MotoGP, com o hino espanhol sendo tocado domingo após domingo para o vencedor da corrida. Ou até mesmo com a bandeira vermelha e amarela dominando o pódio, como foi hoje. Lorenzo, Pedrosa, Márquez. O título de 2013 sairá impreterivelmente destes três grandes pilotos.

Nenhum comentário: