sábado, 15 de junho de 2013

Que pena (II)

Se as duas mortes que tivemos nos automobilismo na última semana teve como característica tristes acidentes, a de hoje foi por causas naturais, mas nem por isso será menos triste e deverá ser até mesmo mais lembrada. José Froilan González, conhecido como Touro dos Pampas ou 'El Cabezón', faleceu hoje aos 90 anos de idade na sua amada Argentina. González fez parte da trupe argentina, capitaneada por Juan Manuel Fangio e financiada por Perón, que se aventurou à Europa no final da década de 40 e se tornaram os melhores pilotos da Europa, com claro destaque para Fangio.

González era conhecido pela coragem e por estar sempre acima do peso. Seu porte físico seria impraticável na F1 atual. Porém, como o preparo físico não era uma característica importante naqueles tempos, González era um dos pilotos de ponta naqueles primórdios da F1, junto com o próprio Fangio, além de Giuseppe Farina e Alberto Ascari. Em 1951 González foi contratado pela Ferrari para ser segundo piloto de Ascari. Naquele tempo, a Alfa Romeo tinha o melhor carro e havia se tornado a primeira campeã da história da F1 no ano anterior, mas a Ferrari se aproximava perigosamente da equipe no qual Enzo fora chefe antes da guerra e tentava a sua primeira vitória oficial na F1. A Ferrari havia batido na trave com Ascari na França e na Alemanha, mas em Silverstone, José Froilan González não desperdiçou a oportunidade e numa luta emocionante com a Alfa Romeo de Fangio durante a prova toda, González escreveu seu nome na história ao vencer pela primeira vez com uma Ferrari uma corrida oficial de F1.

González sempre teve seu nome ligado a escuderia, onde conquistou seu melhor resultado em 1954, sendo vice campeão e conquistando sua segunda e última vitória na F1. Abalado pela morte do jovem compatriota Onofre Marimón no mesmo ano, González perdeu a motivação de permanecer na Europa até sair da F1 em 1957, fazendo um breve retorno em 1960 para uma corrida única em Buenos Aires. Com o aumento da aura ferrarista, González se tornou uma lenda da Ferrari e do automobilismo, sendo sempre lembrado quando sua conquista em Silverstone completava uma data fechada. Em 2001, nos 50 anos da vitória de González, Michael Schumacher andou no carro do argentino em Silverstone, o mesmo fazendo Fernando Alonso dez anos depois. José Froilan González foi convidado a ambos eventos, mas sua saúde debilitada não o deixou fazer a longa viagem. Hoje, aos 90 anos, ele se juntará aos amigos Fangio e Ascari em seus carros vermelhos pelas pistas do céu. 

Nenhum comentário: