domingo, 2 de junho de 2013

Caindo na real

Marc Márquez vinha fazendo uma temporada de sonho, bem ao estilo de Lewis Hamilton em 2007, onde o espanhol chegou como furacão na MotoGP e rapidamente se colocou como um piloto de ponta e, surpreendentemente, brigando pelo campeonato. Márquez já venceu uma vez e deu um chega pra lá em Jorge Lorenzo em poucas corridas na MotoGP. O espanhol já era considerado um fenômeno desde a Moto3 e passando pela Moto2, mas a MotoGP é outro departamento. Numa pista perigosa e manhosa como Mugello, Márquez finalmente conheceu o nível altíssimo da MotoGP. Primeiro, uma queda feia que o machucou na sexta-feira. No domingo, seu primeiro zero ponto numa queda em que saiu da pista sozinho, faltando poucas voltas para o fim. Agora, Márquez deve ter caído na real. Brigar com Jorge Lorenzo e Daniel Pedrosa, de igual para igual, precisa-se de experiência que o jovem piloto de 20 anos ainda irá adquirir. 

Lorenzo fez uma corrida impecável e sua manobra brusca em cima de Pedrosa ainda na primeira curva mostrou sua gana em vencer em Mugello, local onde vencera nos últimos dois anos. Jorge guardou equipamento na primeira metade da corrida, onde permitiu o duo da Honda lhe cercar, mas nem Pedrosa, muito menos Márquez o ameaçaram. Com uma moto mais equilibrada desde os treinos livres, Lorenzo gastou menos equipamento e na marca da metade da corrida, desapareceu na frente de Pedrosa, vencendo com muita facilidade e com a posterior queda de Márquez, já assumiu o segundo lugar no campeonato, apenas doze pontos atrás de Pedrosa. A outra Yamaha de fábrica ficou pelo caminho ainda nas primeiras curvas, quando Valentino foi atingido por um destrambelhado Álvaro Bautista, que foi bastante vaiado quando aparecia na TV com cara de rapariga ruim.

Sem pneus no final da corrida, Pedrosa ainda viu uma aproximação de Cal Cruthlow nas voltas finais, mas segurou uma importante segunda posição na bandeirada. Porém, a cara de Dani prova que ele não ficou satisfeito com a performance de sua Honda, o mesmo com Cruthlow, que chegou a jogar sua luva longe quando estava no parque fechado. Agora, com uma moto satélite, o que Cruthlow queria a mais? Largando na primeira fila, Andrea Doviziozo caiu pelo pelotão e ficou em quinto, mas brigando com Stefan Bradl até a última volta, com vantagem para o alemão, que comemorou muito sua melhor posição no ano.

Márquez provou que é mesmo um talento. Sua ultrapassagem sobre Pedrosa hoje mostra que ele não tem medo de cara feia e pode liderar uma Repsol Honda no futuro. Pois no presente, Lorenzo e Pedrosa ainda são as estrelar maiores e agora são os pilotos dominantes no campeonato.

Nenhum comentário: