sábado, 8 de junho de 2013

Nuvens negras

O circuito de Montreal já sediou várias corridas e treinos debaixo de chuva ao longo de sua já longa história na F1 e o clima instável deste final de semana fez do treino classificatório de hoje outra loteria com relação a escolha de pneus e timing para estar na pista no momento correto. Em situações como essas, zebras podem ocorrer e ela apareceu na abertura da primeira fila, já que uma primeira fila com Sebastian Vettel (completando impressionantes 39 poles!) e Lewis Hamilton, com sua Mercedes voadora nos treinos, não é nenhuma novidade. Mas Valtteri Bottas mostrou o porquê da Williams tê-lo preparado com tanto esmero nos últimos anos e fez uma classificação impressionante em seu carro ruim, mas que em condições adversas, conseguiu um ótimo terceiro lugar.

Com a chuva indo e voltando no circuito Gilles Villeneuve, a movimentação foi intensa durante as três partes da Classificação, mas em todas Sebastian Vettel mostrou muita força. Para contrapor o domínio da Red Bull  e de Vettel nos últimos tempos, muita gente torce por chuva, mas se esquecem que o alemão é um especialista na chuva, inclusive sua primeira vitória foi debaixo de muita água em Monza, com sua humilde Toro Rosso. Em alguns momentos Vettel colocava 1s nos demais pilotos, demonstrando sua destreza nesse tipo de condição, o mesmo valendo para Hamilton, ótimo na chuva, e foi o único a ficar próximo do piloto da Red Bull. Vindo de três derrotas seguidas para seu companheiro de equipe Nico Rosberg, Hamilton estava incomodado com a situação e mesmo admitindo várias vezes que ainda não está à vontade no carro, o inglês foi capaz de conseguir um lugar na primeira fila e superar Rosberg, também um bom piloto na chuva, com alguma tranquilidade.

Bottas conseguiu a classificação de sua vida e desde os primeiros momentos na pista molhada mostrou que é um especialista nesse tipo de situação. O finlandês colocou mais de 1s em cima de Maldonado, que apesar de veloz, só está na F1 e mais especificamente na Williams devido ao patrocínio bolivariano-ditatorial de seu país. Porém, na disputa entre companheiros de equipe, Bottas já tem 5x2 de vantagem sobre Pastor. Alonso repetiu seu desempenho discreto na Classificação, mesmo o espanhol chegando a liderar no seco. Talvez essa seja a esperança de Fernando para conseguir uma melhor posição amanhã e tentar retomar a briga pelo tri. Massa bateu pela terceira vez em dois finais de semana de F1, causando um prejuízo considerável para a Ferrari, fora o fato de estar largando apenas em 15º, isso se não tiver que trocar alguma coisa e cair ainda mais. Preocupante a situação de Massa com relação a seu futuro, com tantos acidentes. E por culpa do piloto. A Lotus foi outra a não ter bom rendimento, com Grosjean ficando pelo caminho no Q1 e Raikkonen tendo muitas dificuldades em um carro bastante arisco no molhado.

O clima instável de Montreal tende a se repetir amanhã, o que tornará a corrida outra incógnita para pilotos e equipes. Quem está na primeira fila se torna favorito, já que não terá nenhum spray na sua cara e para Hamilton, ele não terá tanta preocupação com o desgaste de pneus. Apenas a Mercedes e o episódio com a Pirelli. Mesmo pela metade, a corrida deverá ser interessante, por causa do clima instável.

Nenhum comentário: