domingo, 21 de julho de 2013

Provando do próprio veneno

Cinco anos atrás, Valentino Rossi executou uma das ultrapassagens mais espetaculares da história em uma disputa não menos espetacular com Casey Stoner na exuberante curva Saca-Rolha em Laguna Seca. Imitando seu compatriota Zanardi anos antes na Indy, Rossi passou Stoner na freada da curva e sem tomada, foi para fora da pista, se equilibrou sabe-se lá como e completou a ultrapassagem. Essa tarde, Rossi provou do próprio veneno. Ainda no início da corrida, Rossi tentava conter o ímpeto de Marc Márquez, que vinha voando após uma má largada. O italiano deixou sua Yamaha espalhar na freada do Saca-Rolha. Como Stoner fez. Mas Márquez não se fez de rogado e mesmo sem espaço, completou a ultrapassagem fora da pista, teve tempo de desviar de um bueiro, antes de completar a ultrapassagem. Como Rossi!

E o parâmetro de Marc Márquez realmente é Valentino Rossi no começo da carreira. O jovem de 20 anos da Repsol Honda vem quebrando tabus na MotoGP e contra todos os prognósticos, lidera o campeonato na saída das férias com 16 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Dani Pedrosa, além de ter poucos erros, normal em novatos, para contar até agora. Se aproveitando dos problemas médicos de Pedrosa e Lorenzo, Márquez vem dominando essa parte do campeonato e com uma pilotagem no limite o tempo todo, vem elevando cada vez mais o nível de pilotagem da MotoGP, já bastante alto com os espanhóis Lorenzo e Pedrosa. Assim como Márquez vem fazendo história no motociclismo mundial, Stefan Bradl vem fazendo o mesmo para o seu país, com a segunda posição conquistada hoje sendo o primeiro pódio da Alemanha na classe rainha do Mundial. Bradl pilotou muito bem hoje. Ele largou muito bem vindo da pole e liderou a prova até ser atropelado por Márquez na última curva de Laguna Seca, se mantendo na mesma posição até a bandeirada com relativa tranquilidade.

O melhor momento de Rossi foi quando brincou com Márquez após a prova, quando parecia tentar esganar o espanhol pela manobra do jovem no começo da prova. Valentino Rossi levou na esportiva o passão que tomou, mas está na cara que o grande momento de Rossi já está passando e vem sucumbindo não apenas por Pedrosa e Lorenzo, mas principalmente por causa de Márquez, 14 anos mais novo. Rossi não teve ritmo para fazer mais do que foi visto e ainda levou um calor de Alvaro Bautista no final da corrida na briga pelo último lugar do pódio.

Na batalha dos empenados, Daniel Pedrosa levou a melhor em comparação a Jorge Lorenzo, mas só ganhou um ponto em relação ao rival espanhol, enquanto perdeu mais 14 pontos frente a Márquez, o novo queridinho da Repsol Honda. Mais experientes, Pedrosa e Lorenzo teriam chances de andar no mesmo ritmo e até mesmo passar por Márquez, mas suas contusões estão custando o campeonato desse ano, além da popularidade na Espanha, já que Marc parece ter o carisma que falta a ambos espanhóis. 

Uma nova Era pode estar se aproximando na MotoGP. Voltando seis anos no tempo, quando Lewis Hamilton chegou chegando na F1, Márquez parece ter o mesmo arrojo do inglês, mas com mais humildade e cabeça, algo que sempre faltou (e ainda falta...) a Hamilton. Em seu primeiro ano de MotoGP, Márquez já vem fazendo história não apenas pela precocidade, mas pelo temperamento e exuberância técnica.

3 comentários:

Vinicius disse...

Enquanto Rossi levou na esportiva,Stoner em 2008 não teve a mesma atitude e saiu chorando...

Por isso que Rossi sempre estará acima de Stoner.

João Carlos Viana disse...

Concordo!
E já pensou se fosse o Lorenzo?

Vinicius disse...

Se fosse o Lorenzo,João,sairia reclamando também,alias vc já se esqueceu do GP da Espanha deste ano,quando ele se recusou a cumprimentar o Marquez depois da corrida?

E se fosse com Pedrosa,a reação deste seria a mesma de Stoner e Lorenzo.