sábado, 21 de junho de 2008

Ferrari de volta a normalidade



Após etapas realizadas em circuitos não muito favoráveis ao seu carro, a Ferrari voltou a dar as caras no Mundial de F1 e largará na primeira fila amanhã, no circuito de Magny-Cours. Kimi Raikkonen largará na ponta pela segunda vez no ano e pelo que conheço do finlandês, a vitória dificilmente não será sua, apesar de ter um Felipe Massa em ascensão ao seu lado. Para corroborar com essa teoria, Raikkonen ainda usou a inteligência para conseguir se igualar a estratégia de Massa, que parecia estar um pouco mais pesado do que seu companheiro de equipe. Quando Kimi percebeu que Massa não o superaria no final da Q3, simplesmente recolheu sua Ferrari e ganhou uma volta a mais amanhã, na estratégia.
Raikkonen pode muito bem repetir o que fez ano passado, quando arrancou para o título após uma vitória em Magny-Cours, que mais uma vez “se despede” da F1. O finlandês não foi tão performático quando Felipe Massa nas poles do brasileiro, mas foi coerente com sua carreira: extremamente eficiente. Raikkonen não forçou ao volante, ficou esterçando o volante, mas no final da volta o tempo estava lá e Kimi tem a faca e o queijo na mão, pois se largar bem, a tendência é que ele dispare e vença. Para Felipe Massa, só lhe resta tentar ganhar a posição do finlandês na largada ou nas paradas de ambos. Quando os pilotos estavam se pesando após o treino, notei uma certa tensão entre Massa e Raikkonen. Pode ser apenas impressão, mas...

Se com seus dois pilotos andando bem, as coisas já andavam muito bem para a Ferrari, sem a sua principal rival nesse ano, a McLaren, lhe atormentando a paciência, a corrida tende a ser ainda mais tranqüila. Esse ano a equipe de Ron Dennis depende em demasia de Lewis Hamilton e o inglês não decepcionou ao se colocar claramente logo atrás das Ferraris, mas como o inglês perdeu dez posições no grid pela bobagem em Montreal, as chances de vitória da McLaren são praticamente nulas. Um decepcionante Heikki Kovalainen partirá apenas da quinta posição, sendo que desta vez não há a desculpa da BMW estar andando forte, algo que não aconteceu nesse final de semana. Será que não está na hora da McLaren repensar em jogar todas as suas fichas em cima de Hamilton, um piloto ainda inexperiente? 2008 está provando que sim.

A BMW ainda deve estar de ressaca pela dobradinha canadense, pois em uma pista que teoricamente lhe seria favorável, os alemães fizeram feio e Kubica dificilmente saíra de Magny-Cours na liderança amanhã. O polonês ainda fez alguns milagres, como se colocar em quarto em alguns momentos do treino, mas seu carro estava nitidamente desequilibrado e Kubica estava andando muito mais do que o carro. Se em uma volta é possível milagres, em setenta é praticamente impossível. A BMW estava em uma fase tão ruim hoje, que Heidfeld escapou por muito pouco de ter ficado de fora da Q3, o que seria tenebroso para as chances do alemão ficar na equipe em 2009, algo bastante questionado a essa altura do campeonato. A Renault está evoluindo e Alonso msotrou que seu talento continua intacto, mas o terceiro lugar também tem méritos do modelo R28 e um pódio não chega a ser impossível para o espanhol, que vem errando bastante nas últimas provas. Nelsinho Piquet, que foi o mais rápido no treino livre de sábado, continua sua via-crucis de ser muito mais lento que Alonso. Mesmo largando numa boa décima posição, com a estratégia que lhe der na telha, Nelsinho largará com bastante pressão, pois não haverá desculpas plausíveis se não marcar pontos amanhã.

A Toyota, de luto pela morte de Ove Andersson e a transmissão da Globo simplesmente ignorou as várias faixas pretas na equipe, surpreendeu e como uma forma de homenagem ao seu antigo chefe de equipe, andou muito forte com seus dois pilotos, mas com ambos em estratégias diferentes. Enquanto Trulli arriscou um pouco mais e largará em quarto, ou seja, mais leve, Timo Glock optou por largar mais pesado e saíra em nono. Muito difícil de ser ultrapassado, Trulli poderá influenciar o destino de alguns pilotos na corrida se alguém ficar empacado atrás do italiano durante a corrida. A Red Bull é outra que evoluí a olhos vistos e desta vez colocou seus dois pilotos na Q3, com Webber (como sempre!!) à frente de Coulthard, mas desta vez com o escocês ficando bem próximo. David está claramente se despedindo da F1 e suas palavras durante essas duas últimas semanas ficaram claras para mim que 2008 será seu último ano na categoria. Coulthard nunca foi espetacular, mas sua história na F1 é muito bonita e valerá a pena ver os últimos momentos dele na F1.

A Toro Rosso fez a escolha certa em trocar rapidamente o carro e o novo modelo finalmente nos faz ver mais de perto o talento de Sebastian Vettel, que andou forte durante todo o final de semana e será o substituto de Coulthard na Red Bull em 2009. Correndo em casa, Bourdais ficou sempre atrás de Vettel e não deixa de ser decepcionante a constância com que o francês é derrotado pelo seu companheiro de equipe, principalmente pela bela carreira que Bourdais tem. A Williams parece que perdeu o fio da meada e está longe de repetir os ótimos resultados do começo do ano. Já sabendo que perderia dez posições no grid pelo mesmo motivo de Hamilton, Nico Rosberg pareceu não ter se esforçado muito e largará, em último, amanhã apenas por obrigação. Kazuki Nakajima tinha chances de ter feito algo melhor, mas foi atrapalhando em sua última volta rápida e não fez mais do que décima quinta posição. A Honda, que já começa a ameaçar o lugar da sua dupla de pilotos, decepcionou mais uma vez e largará à frente apenas da Force India. A equipe nipônica parece ter entrado numa crise sem precedentes e nem Ross Brawn está resolvendo!

A corrida amanhã não deverá ter muitas emoções, como é normal em Magny-Cours, mas poderá definir muitas coisas no campeonato. A dupla da Ferrari, se tudo der certo, deverá ficar com a dobradinha amanhã, corroborando com a dobradinha no grid de hoje, por sinal, a pole de número 200 ficando para Kimi. Se Raikkonen largar melhor amanhã, 85% da corrida é dele.

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