domingo, 28 de setembro de 2008

Alonso e os Trapalhões


Quando era criança, o final das tardes de domingo eram sagradas para assistir os Trapalhões na Rede Globo. Em 2008, os Trapalhões ainda passa na Globo, só que em horários diferentes, personagens diferentes e, vejam só, nacionalidades diferentes! Ao invés do Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, temos Domenicalli e Smedley. E o Sargento Pincel agora se chama Felipe Massa, pois assim como militar careca, normalmente é ele quem sai perdendo nas trapalhadas dos protagonistas. Em Cingapura, Pincel... ops... Massa foi vítima, mais uma vez, das trapalhadas dos boxes da Ferrari e colocou em risco um campeonato que aos poucos se encaminhava para as mãos do brasileiro. Quem não tem nada a ver com isso era o espanhol Fernando Alonso, que venceu pela primeira vez no ano e se não dominou como Vettel em Monza, também mereceu vencer, pois foi o mais rápido em dois dos três treinos livres e tinha carro para brigar lá na frente, mas assim como teve azar ontem, teve muito sorte hoje.

A corrida em Marina Bay foi animada e teve, sim, algumas ultrapassagens. Além da corrida debaixo dos potentes refletores, outro fato que chamou a atenção foi o desgaste provocado pela pista, ondulada e suja. No final da prova, os pilotos pareciam extenuados, com destaque para Trulli e Rosberg. Quando o piloto da Toyota chegou aos boxes para abandonar, deu até a sensação de que Trulli tinha saído da corrida por conta do cansaço, enquanto Rosberg suava em bicas na entrevista coletiva. Raikkonen também tinha o macação empapado de suor, enquanto lamentava mais um abandono. Ao contrário de Valência, Cingapura trouxe um verdadeiro circuito de rua, que provoca erros, cansa os pilotos, quebra os carros e traz um tipo de emoção que só as corridas urbanas podem trazer.

Após as cenas de desespero de ontem, com o carro quebrado na Q2, Alonso chegou a dizer que a corrida dele estava acabada para ele. E se a corrida tivesse o seu andamento normal, o espanhol tinha razão. Largando em décimo quinto num traçado urbano e com Ferrari, McLaren e BMW liderando, marcar pontos já era uma questão difícil de acontecer. Mas Alonso mostrou garra enquanto pressionava a Williams de Nakajima e inovou na estratégia, ao largar mais leve saindo de trás, ao invés de sair com o tanque cheio até a tampa, na tentativa de ter a sorte de entrar um safety-car no meio da corrida. Quando o safety-car apareceu e mudou a prova, Alonso foi frio (ao contrário do seu engenheiro) e rápido o suficiente para vencer uma corrida de certa forma fácil, apesar do susto de uma nova entrada de safety-car no final da prova. Com essa vitória, comemorada timidamente na minha opinião, fica a velha questão que atormenta a F1 desde a primeira corrida: Para onde vai Alonso? O espanhol sabe que se não fossem os trapalhões vermelhos, dificilmente sairia vencedor hoje, mas o carro da Renault evolue e, quem sabe, usando o seu talento e sua velocidade, Fernandinho leve a Renault de volta aos tempos de glória. Por sinal, Alonso teve a ajuda providencial do seu companheiro de equipe. Afinal, se não fosse o acidente provocado por Nelsinho Piquet, o safety-car não teria entrado na pista e mudado a cara da corrida...

Corrida essa que era de Felipe Massa. O piloto da Ferrari largou muito bem e abria vantagem constantemente para Hamilton. Com o acidente de Piquet, nunca saberemos ao certo qual era a estratégia de Massa, mas para mim estava claro que ele pararia, pelo menos, duas voltas antes de Hamilton. Para melhorar ainda mais o cenário para o brasileiro, Raikkonen se aproximava rapidamente da McLaren do seu rival. Aí, entrou em cena os trapalhões de vermelho. A Ferrari até acertou em não trazer Massa aos boxes de sopetão, como fez Williams e BMW com Rosberg e Kubica. Quando Massa fez sua parada sem grandes problemas, o nervoso dedo do mecânico-chefe apertou no verde e Felipe arrancou satisfeito com o trabalho de sua equipe. Só que ele não sabia que trazia a reboque a mangueira de reabastecimento da Ferrari, numa cena similar ao de Christijan Albers ano passado em Magny-Cours. A sorte de Massa é que ele foi avisado e parou seu carro no final do pit e esperou todos os carros saírem e os mecânicos da Ferrari correrem desesperados para tentar tirar a mangueira de reabastecimento. A corrida estava perdida. Massa voltou em último, recebeu uma penalidade e ainda provocou um acidente. Diga-se de passagem, a Ferrari terá que trabalhar nos bastidores, pois é proibido as equipes trabalharem fora do seu pit e volta de Massa à pista após sua rodada foi muito perigosa, tanto que provocou o acidente de Adrian Sutil e a nova entrada do safety-car. Uma punição de dez posições no grid do próximo GP não seria totalmente injusta, mas nunca se sabe.

Hamilton teve uma sorte de campeão hoje. Se tudo acontecesse nos conformes, o inglês terminaria em terceiro, já que a ultrapassagem de Kimi era iminente na primeira parada dos boxes. Lewis chegou realmente em terceiro, mas atrás de dois carros que estão a léguas de disputar o campeonato e abriu valiosos pontos para Felipe Massa no campeonato, que se aproxima do seu final e tem a Ferrari como o carro do momento. Hamilton ainda teve a sorte ao seu lado quando ultrapassou David Coulthard após a volta de Nico Rosberg. Como fez a segunda parada junto com o escocês, dificilmente Hamilton voltaria à frente do piloto da Red Bull, apesar do erro na prada de Coulthard. Com esses resultados, Hamilton só precisa chegar em segundo lugar nas próximas etapas para ser campeão, mas, ao contrário, de Massa, não poderá contar com a ajuda do seu companheiro de equipe. Kovalainen mostrou hoje que não é um piloto do nível de Hamilton, quiçá da McLaren. O finlandês foi praticamente nulo em toda a corrida e chegou num obscuro décimo lugar. Já o seu etílico compatriota fazia uma boa corrida, mas Raikkonen foi prejudicado pelo desastroso pit de Massa e caiu para as últimas posições. Ao contrário de Massa, que tinha tudo a perder, Raikkonen fez ultrapassagens e estava em quinto lugar no final da prova e com chances de ultrapassar Glock, mas foi vítima da famosa chicane da curva 10 e acabou no muro, completando uma infeliz série de quatro corridas sem marcar pontos.

Outro destaque da corrida ficou para Nico Rosberg. O alemão foi o primeiro piloto a fazer uma ultrapassagem na pista ao deixar o sempre largo Jarno Trulli para trás numa forte freada. O piloto da Williams era mais rápido do que Heidfeld, mas a Williams lembrou os bons tempos, quando perdia vitórias por causa dos boxes. A equipe chamou Nico no momento em que o safety-car entrava na pista e a punição era esperada para o alemão, mas como Rosberg era o líder e tinha pista livre, o filho de Keke andou muito forte e se aproveitou do carro mais pesado de Trulli e a lentidão da Force India de Fisichella. O resultado foi uma enorme diferença que pode não ter lhe rendido a vitória, mas o fez repetir o melhor resultado da sua carreira com a segunda posição. Para melhorar, Kazuki Nakajima fez uma bela prova, em que foi agressivo, sem se tornar uma ameaça e conseguiu mais um pontinho para a Williams no Mundial de Construtores.

Glock se aproveitou novamente de uma entrada do safety-car para tirar proveito da estratégia e conseguir um ótimo quarto lugar. Após um início vacilante de campeonato, o alemão mostra que veio mesmo para ficar na F1 e já supera claramente seu experiente companheiro de equipe Jarno Trulli. O italiano tentou dar o pulo do gato ao parar apenas uma vez, mas era claramente um dos carros mais lentos do circuito e foi ultrapassado por vários carros até parar no final da prova com problemas mecânicos. A outra equipe nipônica foi relativamente bem se vermos como a Honda está atualmente. Button conseguiu um excelente nono lugar, mas Barrichello ameaçou xingar todo mundo da equipe após o seu misterioso abandono, quando tinha tudo para marcar pontos por causa da estratégia.

Vettel mostrou que sua forma exuberante não se deveu as condições molhadas de Monza e terminou a prova num bom quinto lugar, ainda mais se comparando com a décima segunda posição de Sebastien Bourdais, que deveria andar bem em Cingapura, pois vivia ganhando corridas em circuitos de rua nos Estados Unidos. Enquanto Webber abandonou quietamente, Coulthard marcou seus últimos pontos da carreira ao chegar em sétimo após uma prova correta. Suportou bem a pressão de Hamilton e não fez nenhum loucura quando foi ultrapassado, mas sua fama já está tão enraizada na F1, que se não fosse a saída de Rosberg à sua frente, Hamilton estaria atrás do escocês até agora! A BMW pode ter jogado as últimas esperanças de Kubica fora ao chamar o polonês na hora errada e ter provocado a punição do seu piloto. Se Rosberg tinha pista livre, Kubica estava empacado atrás da Force India de Fisichella e isso lhe rendeu a última posição, mas se faltou gana para ultrapassar o italiano, não faltou garra para ultrapassar um problemático Massa e Bourdais. Heidfeld, devagar e sempre, chegou em sexto. Mesmo andando um tempo em terceiro, Fisichella levou a Force India para o lugar de sempre: último.

Pela segunda corrida consecutiva, um vencedor inesperado está comemorando nesse exato momento. Mesmo longe da briga pelo título, Alonso é digno vencedor da primeira corrida noturna da história e do Grande Prêmio de número 800. Hamilton e Massa disputam um título marcado pelos erros ferraristas, mas nunca devemos nos esquecer de 2007. Hamilton era líder disparado, enquanto um ferrarista estava a léguas de distância. O resto da história já conhecemos, só resta saber se ela se repetirá.

3 comentários:

Anônimo disse...

Foi providencial a comparação dos miticos humoristas com a equipe de malucos trapalhões de Maranello. E zaca/massa que paga o pato.

Anônimo disse...

Ao ver o sinal verde, Felipe Massa acelerou e arrancou a mangueira de combustível. Parou no final do Pit Lane, aguardando o socorro de sua equipe. Foram intermináveis 86 segundos (1 minuto e 26 segundos).

O olhar de Felipe diz tudo:
http://youtube.com/watch?v=1-JuiJOOEI0

#86

Blog F1-V8 disse...

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias... Lembra da musiquinha??

Excelente blog, parabéns!