sexta-feira, 26 de setembro de 2008

História: 15 anos do Grande Prêmio de Portugal de 1993


Com 25 pontos de vantagem, Prost já vinha administrando o campeonato rumo ao título faz tempo. Com um carro nitidamente superior aos demais, a Williams tinha condições de colocar Damon Hill na briga com Ayrton Senna pelo vice-campeonato, com o inglês conseguindo três vitórias seguidas nas últimas três etapas. Tudo o que Prost precisava fazer era chegar à frente de Hill e Senna para comemorar o tetracampeonato. Porém, algo ainda mais significativo estava para acontecer. Todos sabiam que Senna negociava com a Williams para 1994 e Prost sabia que enfrentar o seu velho rival dentro duma mesma equipe era desgastante demais. Após conseguir cinco vitórias na temporada, Prost apenas fazia o necessários para conquistar o seu título o mais rápido possível. A sua velocidade já não era a mesma. Então, na véspera dos treinos, Prost anunciou que estava se aposentando da F1 após uma carreira de quatorze anos recheada de glórias e polêmicas.

Ainda fora das pistas, Michael Andretti fez do seu pódio em Monza a sua última aparição na F1 e voltou para a Indycar. Mika Hakkinen, piloto de teste da McLaren desde o início do ano, foi o escolhido para substituir o americano e correria ao lado de Senna para o resto da temporada. O finlandês tinha feito uma ótima temporada em 1992 e era forte candidato a ser piloto titular na McLaren em 1994. Por sinal, a equipe de Ron Dennis estava desesperada para conseguir um motor mais forte do que o Ford. O carro de 1993 era muito bom, mas a usina de força deixava sempre a desejar. O resultado era que Dennis fez um teste secreto com a Lamborghini, para logo depois anunciar que assinara com a... Peugeot! Tentando imitar o sucesso da rival Renault, a Peugeot entrava com tudo na F1. E os franceses poderiam ter sucesso com Hakkinen, pois o finlandês surpreendeu ao superar o ás das Classificações, Senna, e largar em terceiro. Afinal, tirar a Williams da primeira fila era pedir demais!

Grid:
1) Hill (Williams) - 1:11.494
2) Prost (Williams) - 1:11.683
3) Hakkinen (McLaren) - 1:12.443
4) Senna (McLaren) - 1:12.491
5) Alesi (Ferrari) - 1:13.101
6) Schumacher (Benetton) - 1:13.403
7) Patrese (Benetton) - 1:13.863
8) Berger (Ferrari) - 1:13.933
9) Warwick (Footwork) - 1:14.388
10) Blundell (Ligier) - 1:14.577

O dia 26 de setembro de 1993 estava perfeito para uma corrida de F1 e algo histórico. Prost corria de olho no campeonato e tudo ficaria mais fácil bem antes do que o Professor imaginava. O pole Damon Hill, de certa forma favorito, ficou parado na saída para a volta de apresentação e teria que largar em último. Prost seria um inesperado pole-position, mas isso não garantiu vida fácil ao francês. Hakkinen queria mostrar que merecia a vaga na McLaren em 1994 e partiu para cima de Prost na primeira curva. Senna e Alesi vieram por fora. Os quatro estavam quase lado a lado e Prost pensou, como sempre, no campeonato. Preferiu deixar que os outros pilotos disputassem a liderança e Alesi foi o beneficiado, subindo para a primeiro, seguidos pelas duas McLarens.

Senna ultrapassou Hakkinen na primeira volta, demonstrando que não foi apenas Schumacher que se aproveitou de ordens de equipe para vencer. Porém, Senna não conseguia tirar a ponta de Alesi, que liderava com categoria. Mais atrás, o citado alemão fazia uma corrida conservadora e permanecia impávido atrás de Prost, numa discreta quinta posição. Hill fazia uma corrida incrível de recuperação e na volta oito já aparecia em décimo! Quando as coisas pareciam ficar levemente piores para Prost, a McLaren de Senna encosta com o motor quebrado! O título de Prost estava a caminho!

Alesi foi um dos primeiros a fazer sua parada programada e assim Prost assumia a liderança seguido por... Hill! O inglês estava numa fase explendorosa e tinha acabado de ultrapassar Schumacher, que permanecia na dele, fazendo uma corrida de espera. Pelas voltas que tinham parado, Schumacher, Alesi e Hakkinen fariam duas paradas, enquanto as duas Williams parariam apenas uma vez. Quando Prost e Hill fizeram suas paradas, Schumacher emergiu na frente, seguido por Alesi. Prost voltou em terceiro, com Hill em quinto, colado em Hakkinen. O piloto da McLaren fazia uma grande prova, mas na saída na última curva ele errou e acabou batendo no muro. Era o fim de uma bela estréia pela McLaren. Berger inaugura a segunda sessão de paradas e faz sua parada de forma normal. Quando trazia a sua Ferrari de volta à pista, o austríaco sofreu um acidente esquisito, perdeu o controle do seu carro bem na saída do pit, quase atingiu a Footwork de Warwick e abandonou a corrida bizonhamente.

Prost esperava pacientemente a segunda parada de Schumacher para garantir o título com uma vitória. Só que o alemão não parava! Logo ficou claro que o alemão tinha decidido não parar mais! Usando a potência do seu Williams, Prost encostou em Schumacher, trazendo consigo Hill. Seria um final de corrida eletrizante! Com apenas 24 anos de idade, Schumacher segurou Prost como um veterano, usando os retardatários como obstáculo para conseguir retardar a chegada de Prost para conseguir sua segunda vitória na carreira. Menos de 1s depois, Prost comemorava algo mais importante. Era o quarto título mundial do francês! Prost comemorou muito e parecia estar aliviado. O dever estava comprido. Ele tinha sido trazido pela Williams para vencer o título e assim o fez. Agora abria caminho para Senna, mas ao mesmo tempo, para uma era de jovens pilotos que dominariam a F1 nos próximos cinco anos. Com Schumacher, Hill, Hakkinen...

Chegada:
1) Schumacher
2) Prost
3) Hill
4) Alesi
5) Wendlinger
6) Brundle

2 comentários:

Anônimo disse...

Este foi o ultimo gp de porgutal?
O resumo ta muito bom, vou procurar uns videos dele no youtube.

Anônimo disse...

Alguém conhece um site onde eu possa encontrar a imagem Por93(Schumacher) em alta resolução?