sábado, 13 de setembro de 2008

A bolinha caiu no número 15


Dizem que há algumas verdades na F1 e uma delas é que o Grande Prêmio da Itália realizado em Monza sempre é disputado com sol e um clima agradável. Tanto que a história recente da F1 só apresentou duas corridas na Itália levamente molhadas em 1981 e 2004. Talvez desacostumadas com o clima apresentado nesse final de semana, as equipes apostaram no que podia acontecer na encharcada Classificação de hoje e quem ganhou a "Mega Sena" foi a Red Bull, que colocou três carros entre os quatro mais rápidos de hoje e confirmou o talento desse jovem alemão chamado Sebastian Vettel.

A Toro Rosso, que a três anos atrás era conhecida como Minardi e sempre fechava o grid, conseguiu um verdadeiro resultado de sonho ao conseguir sua primeira pole da história com Vettel e por muito pouco não colocou Bourdais na entrevista coletiva, com o francês perdendo a terceira posição para o "primo" Mark Webber no finalzinho. A festa proporcionada pela equipe entrará para a história, assim como podemos estar vendo a história acontecer com Vettel conquistando sua primeira pole na carreira. Alemão de apenas 21 anos de idade, Vettel mostrou talento em todo o ano de 2008 e já no ano passado, conquistou ótimos resultados com pista molhada na China e no Japão e corroborando com seu enorme talento na chuva, conseguiu uma pole histórica hoje. Não demorará e Vettel estará em uma equipe que lhe proporcionará disputar vitórias e títulos.

Com o primeiro piloto da equipe de fora do Q3 por um erro inacreditável da McLaren, Heikki Kovalainen perdeu a pole por muito pouco e deve ter ficado com um sentimento de frustração, pois liderou tanto a Q1 como o Q2. Uma vitória verdadeira era possível se o finlandês conseguisse a pole hoje, mas as coisas ficarão um pouco mais complicadas na largada de amanhã. Para Hamilton ficou a ingrata missão de largar lá de trás e tentar se livrar dos incidentes que normalmente ocorrem na primeira curva. Numa temporada que será lembrada pelas trapalhadas da Ferrari, a McLaren fez sua primeira grande burrada do ano ao deixar Hamilton tempo demais nos boxes e quando o inglês foi a pista, a chuva tinha aumentado e o asfalto encharcado impediu qualquer tentantiva mais séria de Hamilton. É por essas e outras que um título pode ir para as cucuias e Hamilton sabe muito bem disso.

Se a Toro Rosso ficou com o prêmio maior, Massa se conformou de bom grado com a "quina", ao conquistar a sexta posição e olhar de binóculos para encontrar seus principais adversários. Se Hamilton largará em décimo quinto, Kimi logo à frente do piloto da McLaren e vê suas chances praticamente insignificantes irem para o beleleu. Se Massa tiver paciência e juízo, deverá sair de Monza com a liderança do campeonato no bolso, mas a forma como andou na chuva mostrou que o brasileiro ainda sente enormes dificuldades na chuva e a Ferrari realmente não se acerta com o piso fica com menos aderência.

Sebastien Bourdais, assim como Kimi semana passada, parece ter acordado e finalmente mostra todo o seu talento na F1. Sempre acreditei no francês, mas acho que essa reação veio um pouco tarde demais, pois as declarações de Toro Rosso e do próprio francês são extremamente negativas, mas Seb foi rápido em todas as sessões debaixo de chuva. Num Q3 cheio de figuras novas, destaque para a volta da Williams de Rosberg ao quinto posto e o bom rendimento da Toyota, com seus dois pilotos na Q3, apesar de Glock ter decepcionado um pouco no momento decisivo da Classificação, pois tinha andado muito bem vários momentos chuvosos. Fernando Alonso levou seu Renault no braço para o Q3 e como a porta da Ferrari está fechada, dificilmente terá algo muito melhor pela frente.

A BMW foi grande decepção de hoje após uma ótima sexta-feira, com Heidfeld sendo o único a passar para o Q3, enquanto Kubica largará em décimo primeiro. O polonês já começa a demonstrar sinais de descontentamento com uma ligeira preferência para com Heidfeld. Coulthard, como sempre, foi o patinho feio da Red Bull e largará bem mais atrás do que seus companheiros de equipe, enquanto Fisichella mostrou o crescimento da Force India e seu talento em condições difíceis ao largar amanhã em décimo segundo, mas do piloto que mais se esperava da equipe, Adrian Sutil, ficou a decepção com a última posição do alemão, apesar dele ter andado forte na maior parte do tempo. Nelsinho Piquet nunca se encontrou em Monza, enquanto a Honda, nem debaixo de chuva, mostra algo mais do que ser a única equipe a ter ficado de fora do Q2.

Ainda com relação a história em Spa, fiquei chocado com as declarações de Galvão Bueno e, principalmente, Reginaldo Leme. Vendo em sites e blogs durante esta semana, foi quase unânime a discordância pela punição a Hamilton semana passada. Pois a dupla global abriu a boca para, não apenas concordar com aquele absurdo, como dizer que todo o mundo concordou com a punição a Massa. É por isso que cada vez mais gente está assistindo as corridas no mudo e ouvindo pela rádio...

Para desespero de muita gente, a previsão para amanhã é ocorrer tanta chuva como hoje. Será o aquecimento global? Pela forma como andou hoje, diria que Vettel tem ótimas chances de fazer história novamente e Massa, novamente, ter juízo e cabeça, sair da Itália com a liderança no bolso. Mas nunca deveremos nos esquecer que as grandes corridas de Hamilton esse ano foi debaixo de chuva e isso pode ser repetir novamente. Em quem vocês apostam?

Nenhum comentário: