sábado, 18 de outubro de 2008

Duas caras


Olhando à primeira vista, o resultado de Hamilton pode ter sido decisivo para o Campeonato. Muito mais rápido do que Massa em todos os treinos, o inglês da McLaren conquistou a pole com muita facilidade numa volta, confessada pelo próprio inglês, perfeita. Porém, o desempenho de Hamilton nas últimas provas de 2007 e o que ele fez em Fuji não garante nada ao jovem piloto. Extremamente rápido, Hamilton precisará pôr a cabeça no lugar na largada de amanhã, onde não terá a ajuda de ninguém na perigosa primeira curva de Xangai de amanhã.


Mesmo largando em terceiro, Massa terá a ajuda providencial de Raikkonen amanhã, principalmente se o finlandês repetir a largada da semana passada, quando ficou à frente de Hamilton ainda antes da primeira volta. Se tiver juízo, coisa que não teve muita em Fuji, Massa deverá apenas marcar o que Hamilton irá fazer e tentar ultrapassar na hora dos pit-stops. Numa hora dessa do campeonato, quanto menor for o risco, melhor para ambos!

Alonso, que já declarou que irá ajudar Felipe, proderá fazer isso amanhã, pois largará em quarto e poderá ser um fator amanhã, principalmente se conseguir outra largada como a de Fuji. A Renault está em alta e Alonso está motivado como nunca. Com a sua fase, a da equipe e a possibilidade de atrapalhar seu desafeto Hamilton! Kovalainen demonstra cada vez mais que pode até ser rápido, mas não o suficiente para andar com uma McLaren. O finlandês está longe de ajudar Hamilton e verá de longe o seu companheiro de equipe tendo que se virar contra uma manada de pilotos louco para atrapalhá-lo.

Com um carro que nunca andou em Xangai, Kubica deverá se despedir definitivamente da luta pelo título hoje. Largando apenas em décimo primeiro, o polonês terá que fazer outros milagres se quiser, ainda, se manter com chances matemáticas de conquistar o título deste ano. De resto, Nelsinho Piquet corroborou com a boa fase da Renault, mas, mais uma vez, ficou no Q2, enquanto Barrichello, querendo um lugar na F1 em 2009 desesperadamente, conseguiu uma boa décima terceira posição, cinco posições à frente de Button. Suficiente? Acho difícil...

Amanhã, a penúltima etapa do ano poderá consagrar ou o talento de Hamilton ou o seu destempero. A estranha primeira curva chinesa, longa, mas ao mesmo tempo lenta, poderá nos trazer surpresas, como foi em Fuji. E é exatamente aí onde veremos como Lewis esta com a cabeça, fora que ainda há a possibilidade de chuva, algo que foi anormalmente comum esse ano. Acho difícil o título ser definido amanhã, mas se Hamilton perder pontos com relação a Massa para a última corrida do ano, podemos nos preparar para as baboseiras da TV Globo para o dia pós-título de Massa.

Nenhum comentário: