sábado, 11 de outubro de 2008

Primeiro passo


Se você sete pontos de vantagem no campeonato, será pedir demais largar na pole e ver seu rival apenas em quinto? Para Hamilton, não! O inglês da McLaren conseguiu uma pole num momento crucial do campeonato de 2008 e pode ter dado um importante passo rumo ao título deste ano. Lewis, que não conquistava uma pole fazia muito tempo e não vence desde julho, pode conquistar um resultado importante e pela experiência que já tem, Hamilton dificilmente despediçará uma nova chance!

Por ter sido na madrugada, não assisti aos treinos, então vou emitir minha opinião apenas pelos resultados. Ao contrário do que todos esperavam, os treinos não foram no molhado, mas Hamilton, agora o principal favorito nesse tipo de piso, também se garantiu em um treino no seco. A Ferrari colocou um dos seus pilotos na primeira fila. Mas foi o errado! Voltando a primeira fila apó longo e tenebroso inverno, Raikkonen partirá ao lado de Hamilton nesse domingo, mas para ajudar Massa, ele terá que fazer sua parte, pois o brasileiro ficou num inexplicável quinta posição, atrás da segunda McLaren de Kovalainen e do animado Fernando Alonso. Claro que nem tudo está perdido, mas Felipe terá que fazer uma corrida cabeça para não se afobar largando um pouco mais atrás, posição que não está habituado a largar nesse ano.

Correndo em casa, a Toyota foi muito forte e poderá marcar pontos amanhã, ao contrário da sua rival, a Honda, que definitivamente está no mesmo nível do péssimo ano de 2007, quando sempre largava nas últimas posições. Quem sofre com isso é Barrichello, sem contrato para 2008 e desesperado para não ser aposentado. Pelas últimas declarações, Rubinho parece estar apelando, pois vê que sua situação não é nada boa tanto dentro da Honda, como no cenário atual do mercado de pilotos. Nelsinho Piquet, outro muito ameaçado, fez o que vem fazendo em 2008. Largará em décimo segundo, mas comparado a Fernando Alonso, é uma péssima posição! Provavelmente largará muito pesado e, com alguma sorte, poderá marcar um ou dois pontos. A Toro Rosso, com uma vaga visada pelos brasileiros, segue muito bem e colocou seus dois pilotos na Q3 e pelo que vem demonstrando, Bourdais merece uma vaga na equipe italiana em 2009. Azar de Barrichello, Nelsinho, Bruno Senna...

Para amanhã, correndo em piso seco, a perspectiva é de uma corrida menos movimentada do que ano passado, quando Fuji teve uma corrida marcada por um dilúvio. Se largar bem, Hamilton poderá sair do Japão mais líder do que nunca, enquanto Massa terá que se preocupar em se livrar rápido de Alonso e Kovalainen, algo que não será fácil, se quiser brigar pela vitória com Hamilton. Façam suas apostas, que a roleta pelo título já começou!

Um comentário:

Ron Groo disse...

Ainda acho que dá e como disse Fangio: "-Carreras son carreras!"