domingo, 26 de outubro de 2008

Final de feira


Meu pai sempre falou que sente o ano terminando quando começa o Horário de verão e termina a F1. O novo horário brasileiro já começou e a F1 fecha as cortinas na semana que vem, mas duas importantes categorias fecharam suas temporadas hoje, dando uma sensação ainda maior de que 2008 já vai ficando na história.

Por uma enorme infelicidade, a última etapa da MotoGP em Valencia foi exatamente no mesmo horário da última corrida do DTM e por isso me dividi nos dois canais que transmitiam as corridas, com preferência para a MotoGP, pois já estava acompanhando as duas categorias de base desde cedo. Se as 125cc e as 250cc tiveram corridas empolgantes, principalmente a primeira, a MotoGP foi de uma monotonia de fazer inveja o Grande Prêmio da China da F1 na semana passada. Casey Stoner perdeu a liderança na largada para Dani Pedrosa, mas o australiano retomou a ponta do piloto da casa ainda nas primeiras curvas e foi embora. Pedrosa tentou acompanhar, mas não deu, porém isso lhe garantiu um tranqüilo segundo lugar. Só restava acompanhar a escalada de Valentino Rossi, que largava em décimo. Mas nem isso foi emocionante. Com muita facilidade, Rossi chegou a terceira posição e como já estava longe de Pedrosa, por lá ficou mesmo. Enquanto Rossi ultrapassava Hayden, Doviziozo também deixou o americano para trás e ficou na quarta posição até o final. E Hayden também em quinto! Ou seja, a corrida foi um tédio!

A temporada 2009 da MotoGP já começa amanhã, com todas as equipes testando em Valencia e algumas com as motos de 2009 e com seus novos pilotos, como é o caso da Ducati, que colocará Nicky Hayden em sua moto e Marco Melandri na Kawasaki. Além da estranha volta de Sete Gibernau por uma equipe satélite da Ducati ao Mundial após um ano fora. A próxima temporada marcará a chegada de novos pilotos e a saída de outros, mas Rossi entrará como franco favorito a mais um título. Após um ano de estréia cheia de altos e baixos, Lorenzo virá mais forte após uma temporada de experiência. Stoner, dependendo de sua recuperação da cirurgia no seu pulso, também será um fator importante, como prova as suas seis vitórias nesse ano, mas Hayden deverá fazer um papel menos vergonhoso do que Melandri dentro da equipe Ducati. Pedrosa, eterno protegido da Honda, terá seu desempenho em xeque. Mesmo com todo o apoio da montadora japonesa, o piloto espanhol ainda está devedendo um título a marca que sempre o apoiou na carreira e ainda terá Andrea Doviziozo ao seu lado na Repsol Honda, um piloto extremamente forte e que dará muito calor no espanhol. 2009 promete!

Já no DTM, o campeonato ainda estava em disputa entre Timo Scheider (Audi) e Paul di Resta (Mercedes). Como todo ótimo campeonato que se preze, o circuito de Hockenheim estava lotado (não por convidados uniformizados...) e os dois disputaram a prova até o final, com Scheider liderando a prova inteira, fora os momentos dos pit-stops obrigatórios. Como Di Resta precisava tirar três pontos de vantagem, o escocês teve que se contentar com o segundo lugar e ver Scheider conquistar o bicampeonato da Audi com uma vitória recheado de fogos de artíficio e zerinhos de todos. Porém, o ponto histórico dessa corrida fica pela aposentadoria da lenda Bernd Schneider. Para quem só acompanha a F1, devem estar perguntando de quem se trata, mas quem assisti o automobilismo em geral e gosta de corridas de turismo, devem conhecer esse alemão que venceu cinco campeonatos do DTM e um Mundial do FIA GT, sempre com a Mercedes.

Com essa crise econômica, o futuro do DTM sempre fica a perigo. Na mesma proporção em que são belos, os carros do DTM são extremamente caros e isso poderá pesar num futuro bem próximo. Apesar disso, o campeonato de 2008 mostrou um enorme equilíbrio entre Audi e Mercedes, provando que a mescla entre pilotos veteranos e jovens rende boas corridas. Na mesma medida que tem Schneider e Ralf Schumacher, o campeonato alemão também tem Bruno Spengler e Alexandre Prémat, jovens promessas do automobilismo mundial. Se o campeão Timo Scheider deverá ficar aonda está em 2009, o vice Paul di Resta pode aparecer na F1 no ano que vem na Force India, já que o escocês tem um longo contrato com a Mercedes.

Com o fim desses dois campeonatos, realmente 2008 vai ficando para trás, mas ainda falta a cereja do bolo. Interlagos fechará a F1 e poderá ver a maior zebra da história, maior até que a do ano passado, ou a consagração de um talento.

Nenhum comentário: